Por Bruna Galati
Júlia Lázaro, casada com um médico, não apenas viu de perto as dificuldades enfrentadas pelos profissionais da área em relação à gestão financeira de suas empresas, mas também identificou um cenário de crescentes custos nos planos de saúde para empresas. Com uma vasta experiência no segmento financeiro e uma visão para identificar oportunidades de mercado, Júlia teve a inspiração para fundar, em 2016, a Mitfokus, uma fintech que utiliza tecnologia e inovação para preencher as lacunas existentes no mercado contábil e tributário para médicos.
A Mitfokus se destaca por contar com um time de especialistas nas áreas fiscal, contábil e bancária, que oferece uma abordagem completa e personalizada para atender às necessidades específicas do setor médico. A startup visa reduzir a carga tributária das empresas médicas, proporcionando uma economia significativa para os profissionais do setor. A CEO destaca que 89% dos médicos pagam impostos a mais do que deveriam, e a Mitfokus oferece estratégias de planejamento tributário que podem reduzir esse ônus pela metade.
Desde a sua fundação, a startup tem alcançado um crescimento expressivo, impulsionado pelo desenvolvimento constante de tecnologia própria. Um dos destaques é o software Mitnotas, que integra soluções contábeis, financeiras e tributárias de forma personalizada e eficiente. “Estamos orgulhosos de oferecer uma solução contábil, financeira e tributária integrada e personalizada”, enfatiza Julia. Além disso, a startup se destaca por sua parceria estratégica com a Eretz.bio/Hospital Albert Einstein, onde é incubada, fortalecendo sua base de conhecimento e expertise no setor de saúde.
Durante a pandemia, a startup registrou recordes de vendas, encerrando o ano de 2020 com mais de 1.500 médicos em sua base de clientes. “Nossa fintech cuida da gestão financeira e dos impostos dos médicos, uma área crucial que muitas vezes é negligenciada. Cerca de 89% dos médicos pagam mais impostos do que deveriam, podendo reduzir significativamente sua carga tributária. Foi por meio desse planejamento tributário personalizado que, em 2019, registramos um crescimento notável de 300%”, afirma Júlia.
Desafios para fundar a Mitfokus
Ao iniciar a jornada empreendedora da Mitfokus, Júlia enfrentou desafios cruciais, especialmente na formação de uma equipe especializada na área de contabilidade médica. “A primeira dificuldade foi compor um time de especialistas para nos tornarmos experts na área de contabilidade médica”, revela Júlia. Para superar esse obstáculo, ela se aliou a profissionais experientes, como Tiago Lázaro, economista com vasta vivência na área bancária, William Souza, contador e consultor contábil, e João Teixeira, administrador.
Desde o princípio, a Mitfokus definiu sua essência como sendo uma startup comprometida em oferecer expertise em tributação, contabilidade e finanças médicas, aliada a uma forte base tecnológica. “Nosso objetivo sempre foi desenvolver uma ferramenta de fácil uso e acesso, utilizando tecnologia de ponta, incluindo inteligência artificial e novas linguagens, para simplificar a vida dos médicos”, ressalta Júlia.
Com essa visão clara em mente, a Mitfokus desenvolveu uma plataforma personalizada para atender às necessidades específicas dos médicos. “O médico tem, a partir do aplicativo, todo o planejamento tributário, financeiro e fiscal voltado ao seu nicho”, explica Júlia. Além disso, a startup oferece serviços adicionais, como financiamento de equipamentos e antecipação de recebíveis, proporcionando uma solução completa para os profissionais da saúde.
A Mitfokus já conquistou uma base sólida de mais de 3 mil profissionais em sua plataforma, um marco significativo para a companhia. “Estamos sendo acelerados pela Endeavor, o que evidencia o reconhecimento do nosso trabalho e a relevância da nossa proposta no mercado”, conclui Júlia, destacando o crescimento e o impacto positivo que a Mitfokus vem gerando na comunidade médica.
Acesse aqui e saiba como você e o Startupi podem se tornar parceiros para impulsionar seus esforços de comunicação. Startupi – Jornalismo para quem lidera a inovação.
0 comentário