Na última sexta-feira, 19, o mundo acordou com a notícia de que milhões de computadores com sistema Windows tiveram suas operações interrompidas por conta de uma falha na atualização de software da Crowdstrike, empresa de segurança cibernética. Quase uma semana após o incidente, parceiros da companhia revelaram receber vale-presentes da Uber Eats de US$ 10 como pedido de desculpas.

Em uma atualização realizada nesta quarta-feira, 24, a empresa detalhou que um erro no processo de verificação permitiu o lançamento de um código defeituoso, que continha dados problemáticos. Grandes companhias aéreas dos EUA tiveram que paralisar voos. Bancos e empresas de serviços financeiros do Brasil, Austrália, Índia e Alemanha também relataram problemas. E no Reino Unido, sistemas de agendamento usados por médicos ficaram offline, e a emissora Sky News ficou fora do ar.

Vale-presente também apresentou problemas

A mensagem foi enviada por um endereço de e-mail da CrowdStrike em nome de Daniel Bernard, o diretor de negócios da empresa, de acordo informações do TechCrunch. De acordo com o portal, no Reino Unido o voucher valia £ 7,75, ou aproximadamente US$ 10 na taxa de câmbio de hoje.

Muitos usuários estavam com dificuldade em resgatar o vale-presente, que era reportado pela Uber como cancelado, devido as altas tentativas de resgate. O porta-voz da empresa, Kevin Benacchi, confirmou que o problema já estava sendo resolvido com a prestadora de serviços.

Representantes da CrowdStrike se desculparam publicamente

A companhia passou a última semana publicando atualizações em seu site. Além disso, o CEO da empresa, George Kurtz, e o diretor de segurança Shawn Henry, fizeram pedidos de desculpas públicos.

“Todos da CrowdStrike entendem a gravidade e o impacto da situação”, disse Kurtz em uma mensagem publicada no site da empresa. “Nada é mais importante para mim do que a confiança que nossos clientes e parceiros depositaram na CrowdStrike. À medida que resolvemos esse incidente, vocês têm meu compromisso de fornecer total transparência sobre como isso ocorreu e as medidas que estamos tomando para evitar que algo assim aconteça novamente.”

“Estou na minha vida profissional há quase 40 anos, e minha estrela-guia sempre foi ‘proteger pessoas boas de coisas ruins’”, escreveu Henry. “Os últimos dois dias foram as 48 horas mais desafiadoras para mim em mais de 12 anos. A confiança que construímos aos poucos ao longo dos anos foi perdida aos baldes em poucas horas, e foi um soco no estômago.”


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