Garantir que as invenções e criações de uma empresa estejam amparadas pelas Leis de Propriedade Intelectual é algo extremamente necessário para evitar problemas no futuro. Por isso, é cada vez mais comum vermos organizações aproximarem os especialistas neste assunto de outras áreas, especialmente daquelas que envolvem tecnologia e inovação.
No entanto, isso representa apenas uma fração do potencial que essa estratégia jurídica pode oferecer para o negócio. A Propriedade Intelectual tem se tornado um caminho adotado para expandir a marca, ganhar novos mercados e impulsionar os resultados. Muitas empresas relevantes já perceberam essa oportunidade e já se prepararam para aproveitá-la.
Como essa expansão funciona na prática?
Conhecida por sua presença relevante no mercado de jogos eletrônicos, a Sony encontrou na nostalgia e na catarse dos jogos a receita para se expandir. A marca, então, passou a transformar seus famosos games em filmes e séries de alta qualidade para levar seu conteúdo à TV e ao cinema, impactando diversos fãs.
Esse movimento multicanal e de plataformas não é algo totalmente novo, mas deve continuar aumentando com o passar dos anos. Depois de apresentar as versões para as telonas de “Uncharted” (2022), “Gran Turismo” (2022) e “The Last of Us” (2023), que foram um verdadeiro sucesso e ganharam diversos prêmios, a PlayStation Products, da Sony, planeja o lançar o “Ghosts of Tsushima”, além de outros dez projetos em fase de desenvolvimento.
E quando a receita dá certo…
O caso da Nintendo, por exemplo, que lançou “The Super Mario Bros Movie”, um sucesso gigantesco nos cinemas e também no parque temático da franquia aberto no Japão. O filme estreou em abril de 2023, arrecadando cerca de US$ 1,2 bilhão em todo o mundo. Mas essa não foi a única fonte de receita.
Ao anunciar a continuação do longa, assim como um novo software, a Nintendo viu suas ações subirem 5% em apenas dois dias. E todos os lançamentos, como o filme, o parque e até a tecnologia estão devidamente amparados porque estão registrados pelas Leis de Propriedade Intelectual, garantindo à empresa todos os seus direitos diante de qualquer reprodução.
A Disney é um exemplo dessa estratégia
Em seu aniversário de 100 anos, a Walt Disney Company se consolidou como o maior conglomerado de entretenimento do mundo. O império começou com o desenho de um simples rato, que inclusive – sua primeira versão – já entrou em domínio público, e ampliou sua marca e suas invenções para além das animações.
Estúdios, rádios, canais de TV, jogos, resorts, parques temáticos, serviços de streaming, cruzeiros e outros produtos associados. Aos poucos, a Disney expandiu sua atuação e conquistou mercados para chegar mais e mais longe, aumentando o lucro e impulsionando os resultados da empresa, que tem um patrimônio avaliado em US$ 155 bilhões.
Como aproveitar essas oportunidades?
Esses são apenas alguns casos, mas é evidente que existem muitas outras oportunidades no mercado. No entanto, o primeiro passo é garantir que as criações estejam devidamente amparadas e que não haja outro tipo de conteúdo igual, evitando problemas com plágio.
A Propriedade Intelectual tem se mostrado eficaz para a expansão de negócios, como demonstram os exemplos que eu trouxe até aqui. Essas empresas não apenas protegem suas criações, mas exploram de forma inteligente os meios para alcançar novos mercados e aumentar seu impacto.
Com isso, além de garantir seus direitos, essas organizações conseguem diversificar suas fontes de receita e consolidar suas marcas globalmente. A trajetória de sucesso mostra como a Propriedade Intelectual, em suas estratégias de crescimento e inovação, proporciona um futuro promissor e bem protegido.
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