A Ume, plataforma brasileira de crédito e pagamentos via Pix, levantou US$15 milhões, o equivalente a quase R$ 85 milhões na cotação atual, em sua rodada de Série A. O investimento foi liderado pela PayPal Ventures, com participação da NFX, Globo Ventures, Clocktower Ventures, Big Bets, FJ Labs, Endeavor e Norte Ventures. O valor será destinado às áreas de vendas, marketing e, principalmente, tecnologia para acelerar a aquisição de varejos à rede e aumentar a oferta de produtos para clientes, tudo via Pix.  

A fintech também captou um FIDC no valor de US$20 milhões, em parceria com a Verde, Wersten Asset, Itaú, Credit Saison e Milenio.  

“Nossa visão é construir a principal plataforma de pagamentos e serviços focados no Pix, que ofereça aos consumidores mais facilidade na hora de pagar e ajude milhares de varejos a crescerem seus negócios”, explica Berthier Ribeiro, cofundador e CEO da Ume. “Ao colocar o Pix no centro de nossa estratégia, conseguimos entregar às PMEs uma variedade de serviços financeiros que elas podem oferecer de maneira fácil e conveniente para seus clientes. Assim, ajudamos os varejos crescerem e melhoramos a forma como o brasileiro compra”. 

Ume escalou infraestrutura baseada em Pix para PMEs 

A Ume permite que pequenos e médios varejos ofereçam crédito de forma rápida e simples, gerenciando todo o relacionamento com o cliente, incluindo análise de perfil, riscos de fraude e cobrança. Atualmente, mais de 200 mil consumidores utilizam o crédito da fintech em uma rede com mais de 6 mil varejos parceiros, com 85% das compras feitas por clientes recorrentes. Com sua infraestrutura baseada no Pix, a Ume tem escalado rapidamente, permitindo compras tanto online quanto offline, sendo 80% das transações realizadas em lojas físicas e 20% online. 

Desde a adoção do Pix no início de 2023, a startup quintuplicou sua base de varejos parceiros, triplicou a recorrência de consumidores e reduziu a inadimplência em 33%. Para muitos consumidores, a fintech é a única ou principal fonte de crédito. A empresa mantém uma carteira de crédito saudável, aprovando 30% mais clientes do que o mercado, graças ao seu modelo de avaliação que utiliza uma rede neural proprietária para ajustar continuamente as condições e políticas de crédito conforme o risco de cada cliente. 


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