A Yolo Bank, fintech que utiliza inteligência artificial para prever a inadimplência de estudantes universitários, recebeu investimento de US$ 500 mil, quase R$ 3 milhões na cotação atual, em uma rodada pre-seed liderada pela Marathon Ventures. O valor do aporte será utilizado para aprimorar a IA da startup.
Mauro Yolo, CEO e fundador da fintech, desenvolveu o código de IA da Yolo com o objetivo de ajudar alunos e universidades a escapar da inadimplência. A conta digital no banco mapeia os gastos do usuário e sugere uma taxa de desconto, que é aprovada pela faculdade e concedida ao universitário para evitar o acúmulo de dívidas.
“Iniciamos a Yolo com capital próprio e nunca dependemos de investimento externo. Desenvolvemos um modelo escalável, aliado a uma tecnologia que atende diretamente às necessidades das universidades, que são nossos principais clientes,” afirma Mauro.
O CEO ressaltou que uma das métricas-chave para avaliar a eficácia da inteligência artificial é a “área sob a curva” (AUC), que mede a precisão do modelo em prever inadimplências. A tecnologia ajusta as mensalidades de acordo com a capacidade financeira dos estudantes, definindo o dia e o momento mais adequados para o pagamento. Esse processo traz vantagens tanto para os estudantes quanto para as instituições de ensino.
Yolo Bank ajuda mais de 700 mil alunos e 76 instituições de ensino no Brasil
A inteligência artificial não apenas auxilia na decisão de concessão de descontos, mas também oferece uma visão mais detalhada da jornada do cliente, permitindo à fintech disponibilizar crédito no momento mais adequado para estudantes e universidades. A startup tem planos de lançar essa iniciativa em 2025.
Mauro Yolo, engenheiro de software e estudante de Economia na PUC Minas, fundou a Yolo Bank em 2023 com o objetivo de ajudar estudantes a pagarem suas mensalidades e combater a evasão acadêmica. No início, ele trabalhou sozinho no desenvolvimento do código de IA da fintech, após sua experiência anterior na Frubana. Atualmente, lidera uma equipe de desenvolvedores, e até a rodada mais recente, a Yolo Bank foi financiada exclusivamente com recursos próprios de Mauro.
Aproveite e junte-se ao nosso canal no WhatsApp para receber conteúdos exclusivos em primeira mão. Clique aqui para participar. Startupi | Jornalismo para quem lidera inovação!
0 comentário