Nos dias 25 e 26 de setembro aconteceu em São Paulo a terceira edição do Bossa Summit, evento anual realizado pela Bossa Invest. Foram dois dias de muito aprendizado, trocas e investimentos. Muitas parcerias estratégicas e oportunidades de negócios foram firmadas, especialistas palestraram e compartilharam suas histórias.
Startups com soluções para superar desafios do cotidiano tiveram a chance de se apresentar ao mercado e mostrar que o Brasil é uma terra fértil para inovação e empreendedorismo. Quem esteve presente no evento também pôde se atualizar e aprender mais sobre o mercado de venture capital, tecnologia, inovação e economia com nomes conhecidos do mercado, como o economista Ricardo Amorim.
iFood: exemplo de sucesso e perseverança
Um dos destaques do evento foi a presença de Diego Barreto, CEO do iFood, que subiu ao palco para falar sobre como a startup se tornou o que é hoje.
Diego contou como o iFood saiu de uma pequena empresa, que era um guia impresso de cardápios em que as vendas eram feitas por ligação telefônica, para se tornar uma das principais empresas da América do Sul e um modelo de sucesso.
Hoje, o negócio conta com mais de 140 soluções de inteligência artificial que ajudam a coletar dados e otimizar a experiência do cliente. Esse investimento em tecnologia foi o que possibilitou ao iFood expandir para outros comércios além de restaurantes.
“A receita para o sucesso é foco. Tenha foco em uma área e depois expanda. Foco e pesquisa, hoje, são os pilares do sucesso, e são esses pilares que nos permitiram ser uma fintech, atender farmácias e mercados. Deixamos de ser apenas um app de delivery de pizza e hambúrguer para nos tornarmos líderes no segmento de entrega e conveniência na América Latina”, disse Diego.
Empreendedorismo feminino
Claudia Rosa, CEO da Rede Ela Investe; Thaís Borges, CCO da Systax, investidora-anjo e mentora; e Andrea Miranda, CEO da Standout e especialista em trade marketing, subiram ao palco para um papo sobre os desafios no empreendedorismo, inovação e tecnologia.
Thaís destacou a importância de mulheres em cargos c-level nas empresas e o retorno positivo que elas trazem para o mundo corporativo: “Mulheres em cargos de liderança tornam o ambiente mais agradável e estimulam um crescimento exponencial, principalmente de outras mulheres”, afirmou Thaís.
As palestrantes também falaram sobre a importância de grupos de apoio feminino no âmbito empreendedor e sobre o desafio de manter a feminilidade em um mercado majoritariamente masculino.
Até 2025, as empresas listadas na bolsa terão que ter pelo menos uma mulher ou pessoa diversa de alguma comunidade sub-representada (LGBTQIA+, pretos, pardos, indígenas, pessoas com deficiência).
Andrea reforçou que homens em cargos de liderança devem fomentar talentos femininos dentro das empresas e possibilitar o crescimento dessas mulheres até os cargos de liderança.
Claudia destacou o potencial humano que as mulheres têm para gerir processos e liderar, e convocou todas a ocuparem e reivindicarem espaços no mercado. “Eventos como o Bossa Summit e o Digitalks agregam muito para as mulheres. Que todas usem esses eventos para absorver o máximo de aprendizado e criar pontes”, afirmou Claudia.
“Não desistam! Que as jovens sejam perseverantes e otimistas, mesmo diante das dificuldades que surgirem. Olhem para o que já foi realizado e se inspirem”, foi o recado que Andrea deixou para as mulheres na plateia.
Thaís finalizou falando sobre a importância de repassar o conhecimento adquirido e multiplicar esse conhecimento, principalmente entre as mulheres, para criar uma comunidade feminina forte de empreendedoras.
Posicionamento de marca
Luis Gustavo Lima, diretor da Cimed, subiu ao palco para falar sobre um dos maiores cases de posicionamento de marca do Brasil. Hoje, a empresa cobre mais de 98% do mercado farmacêutico nacional, com mais de mil representantes comerciais, formando o maior ecossistema do setor no país.
Luis falou sobre a estratégia da marca de se posicionar no mundo digital. João Adibe e Karla Felmanas, CEO e vice-presidente da Cimed, respectivamente, têm uma forte presença nas redes sociais, o que permite à empresa se aproximar do consumidor final. Foi nessas plataformas, especificamente no TikTok, que a empresa bateu recorde e protagonizou uma das maiores campanhas de lançamento de um produto: o Carmed Finni, que virou uma febre nacional.
Só com o hidratante labial, a empresa faturou R$ 400 milhões em 2023.
Colhendo o sucesso
Quem encerrou o Bossa Summit foi João Kepler, CVO da Bossa Invest, investidor-anjo, sócio-diretor da Non-Stop e conselheiro de várias empresas, que convidou Whindersson Nunes, um dos maiores influenciadores digitais do Brasil e sócio da Non-Stop.
Os dois bateram um papo descontraído sobre trajetória de vida, dificuldades e resiliência. Whindersson deu dicas à plateia, que lotou o auditório para ouvir o influenciador. Algumas dos conselhos compartilhadas pelo influenciador em relação a empreendedorismo foi: investir na hora certa e no seguimento certo.
João Kepler encerrou o evento ressaltando a importância de investir em startups e empreendedores, pois eles são o motor que move o país. Ele afirmou que continuará investindo e fomentando o mercado nacional. “Eu já encontrei dificuldades também, empreendi um uma época difícil, não tive apoio, mas continuei acreditando e perseverei. Por isso hoje invisto e vou continuar investindo porque é o empreendedor que move esse país”, concluiu João kepler.
Aproveite e junte-se ao nosso canal no WhatsApp para receber conteúdos exclusivos em primeira mão. Clique aqui para participar. Startupi | Jornalismo para quem lidera inovação!
0 comentário