A décima edição do RD Summit, promovida pela RD Station, teve início nesta quarta-feira no Expo Center Norte, em São Paulo, reunindo mais de 20 mil participantes no espaço e uma audiência online que ultrapassa 45 mil pessoas. O evento, que se consolidou como o maior de marketing e vendas da América Latina, cresce pelo segundo ano consecutivo na capital paulista, após deixar Florianópolis, sua cidade de origem, e agora ocupa o dobro de espaço. Em sua programação, o RD Summit oferece 150 sessões voltadas para a transformação digital e eficiência no mercado, atraindo profissionais de todo o Brasil e reforçando o papel da educação e da inovação para o setor.
Juliano Tubino, CEO da RD Station e VP da Totvs, apresentou um panorama das inovações e das principais tendências que impulsionam o mercado de marketing e vendas. “O mercado de marketing e vendas segue crescendo com muitas oportunidades, sejam de convergência, tecnologia ou mercado,” explicou Tubino. Ele também destacou que o mercado, avaliado hoje em US$ 77 bilhões, deve alcançar US$ 284 bilhões até 2036.
Tubino ressaltou a crescente complexidade do setor, onde 75% das empresas brasileiras enfrentam dificuldades para alcançar suas metas de marketing e vendas, e 62% dos orçamentos de marketing não são suficientes para um ROI ideal. Ele apontou a integração entre CRM e operações de marketing como um fator chave de sucesso para muitas empresas e afirmou: “As empresas crescem quando conseguem diversificar canais e não serem mais dependentes dos canais de campanhas pagas.”
O evento também contou com a participação de Dennis Herszkowicz, presidente e CEO da TOTVS, que falou sobre a importância do RD Summit para a estratégia da Totvs. “Quando a TOTVS começou a estudar o mercado de business performance, o RD Summit foi um elemento essencial na nossa certeza de que a RD seria um encaixe legal ao portfólio da TOTVS,” comentou. Ele ressaltou que a RD Station, como parte do portfólio da TOTVS, permite oferecer soluções para diferentes perfis de empresas em variados momentos de maturidade.
RD Summit e Meta do Brasil
Outro destaque foi Guilherme Horn, presidente da Meta no Brasil, que falou sobre o impacto do WhatsApp nas estratégias de marketing digital, especialmente no país. “A intensidade do WhatsApp no Brasil é a primeira, não tem igual no mundo,” afirmou Horn, explicando que a plataforma se destaca pela alta taxa de conversão. Ele reforçou que “as mensagens enviadas para o usuário têm que ser relevantes e convenientes para aquele usuário específico.”
A integração de inteligência artificial também foi um tema recorrente, com o lançamento do Mentor IA pela RD Station e avanços no uso da IA para otimizar processos de vendas. Tubino explicou a visão da empresa para o futuro: “Queremos plugar IA nas ferramentas sem que o cliente saiba, necessariamente, que tem IA.” Segundo ele, a RD Station tem trabalhado para integrar IA em suas soluções de forma que os processos se tornem mais automatizados e os clientes possam realizar tarefas de forma mais eficiente.
Bruno Ghisi, CTO da RD Station, destacou a evolução do ecossistema de parcerias da empresa, com esforços voltados para atrair novas empresas e startups ao portfólio da RD. “Queremos colocar IA em tudo. Temos um volume de dados gigantesco, uma parte importante da Internet brasileira passa pelas plataformas da RD,” afirmou. Ghisi também comentou que a integração contínua com IA e o fortalecimento de um ecossistema colaborativo são elementos centrais para manter a eficiência e ampliar o impacto da empresa.
Aproveite e junte-se ao nosso canal no WhatsApp para receber conteúdos exclusivos em primeira mão. Clique aqui para participar. Startupi | Jornalismo para quem lidera inovação!
0 comentário