Inteligência Artificial, e todas as formas em que ela se apresenta, e a análise de dados para a tomada de decisões já não são novidades para muitas empresas. São temas que vêm sendo discutidos com frequência. Como são tendências, essas tecnologias fazem cada vez mais parte do dia a dia de companhias de diferentes setores de mercado. No entanto, como um bom entusiasta, não há como não parar e refletir sobre as possibilidades dessas novas tecnologias no futuro próximo.

Pensando nisso, encontrei um estudo compartilhado pelo Gartner chamado “Over 100 Data, Analytics and AI Predictions Through 2030”, que traz insights relevantes e que podem ajudar a nos prepararmos para uma nova fase de uso inteligente de dados, potencializado pelas soluções com base em Inteligência Artificial, que devem não só automatizar os processos mais burocráticos, como proporcionar um trabalho mais estratégico na nossa rotina.

Análise de dados e IA: o que sabemos sobre essa evolução constante e cada vez mais rápida?

Para termos uma ideia, o levantamento feito pelo instituto mostrou que, até 2027, 75% dos novos conteúdos analíticos serão contextualizados por meio de IA Generativa para aplicativos inteligentes, facilitando uma conexão integrada entre insights e ações. Em outras palavras, até 2030 veremos as duas áreas atuando praticamente de forma simultânea, o que pode ser um benefício importante para o negócio.

Enquanto as tecnologias de monitoramento e análise de dados evoluem para captar o máximo de informações de forma segura e em conformidade com as leis nacionais e internacionais, a IA atua para qualificar essas informações, extrair insights e apresentar soluções que realmente fazem a diferença na estratégia do negócio.

Essa é uma realidade apenas em algumas empresas nos dias de hoje, mas eu acredito que esse cenário deve mudar no futuro.

O que fazer para continuar crescendo em um cenário de evolução exponencial?

A melhor maneira de lidar com essas transformações é garantir que estamos preparados para um futuro em que essas soluções se tornem mais evidentes no nosso cotidiano. Já disse isso algumas vezes, mas é importante frisar que não podemos ter medo das consequências da tecnologia, mas explorar, saber mais sobre elas e testar, para entender a melhor forma de otimizar as nossas tarefas rotineiras.

Por isso, é fundamental compreender que, diante de um cenário que está sempre evoluindo, a única constante é a mudança. Quando partimos desse princípio, compreendemos que o uso da IA na nossa vida vai mudar a forma como compreendemos a produtividade das empresas.

Segundo dados do ​​Slack, 60% dos executivos medem a produtividade da sua equipe monitorando métricas de atividades, como horas trabalhadas ou e-mails enviados. Com a IA, esse cenário não será mais igual, pois os processos burocráticos serão resolvidos rapidamente, exigindo novas métricas para avaliar o desempenho das equipes.

Todas essas mudanças devem trazer muitos benefícios. Entre eles, está a agilidade no dia a dia dos colaboradores.

Como essa transformação pode acontecer?

Enquanto fazia minhas pesquisas para desenvolver este artigo, li, em um texto de blog da Salesforce, que os silos de dados fazem com que mais de 11 horas sejam perdidas por semana na rotina dos colaboradores. A IA Generativa tem um papel fundamental para essa mudança, assim como para tornar a rotina mais ágil e eficiente a partir de respostas rápidas, que orientarão colaboradores e clientes, facilitando a tomada de decisões.

Acompanhar as tendências e os seus impactos é essencial para quem quer se manter relevante em mercados tão competitivos como os atuais. Você se lembra do Gartner? ​​Então, um artigo recente mostrou que, até 2026, mais de 80% das empresas já terão usado IA Generativa ou implantado aplicativos generativos habilitados para IA em ambientes de produção. Em 2023, eram menos de 5%.

Essa evolução exponencial mostra que precisamos estar atentos para aprender com as mudanças para, então, extrair o melhor delas. Caso contrário, podemos ficar para trás.

Oportunidades e desafios. Testes e convicções. Certezas e dúvidas.

Não importa o segmento de mercado em que sua empresa está inserida, nos próximos anos vamos acompanhar uma mudança significativa e, quanto antes nos preparamos para ela, maiores as chances de obtermos sucesso nessa jornada profissional.

Mais do que implantar essas inovações separadamente, é necessário olhar para elas de forma conjunta e entender a melhor forma de usar a conexão entre as soluções para o crescimento do negócio.


Aproveite e junte-se ao nosso canal no WhatsApp para receber conteúdos exclusivos em primeira mão. Clique aqui para participar. Startupi | Jornalismo para quem lidera inovação!

Publicação Original


0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder