O SAS, líder global em dados e IA, anunciou hoje a aquisição dos principais ativos de software da Hazy, pioneira em tecnologia de dados sintéticos. A aquisição faz parte da estratégia da companhia para aprimorar seu portfólio de dados e IA, com o objetivo de oferecer recursos críticos e oportunos de geração desse tipo de dados, enquanto o uso de inteligência artificial se expande rapidamente.
“A aquisição da propriedade intelectual da Hazy representa um passo fundamental para o nosso compromisso com a inovação na próxima geração de gestão de dados e IA”, afirma Jim Goodnight, CEO do SAS. “A Hazy é pioneira na introdução de dados sintéticos no mercado como um produto empresarial viável e os analistas a consideram uma das principais fornecedoras de software em sua categoria. Com a integração da sua tecnologia, poderemos oferecer aos nossos clientes oportunidades únicas no aproveitamento de dados de forma segura e eficaz, permitindo que eles experimentem e modelem cenários que antes estavam fora de alcance, e, assim, obtenham uma importante vantagem competitiva.”
Dados da Hazy permitem análises mais profundas para clientes da SAS
A aquisição acompanha a crescente demanda por dados sintéticos como um componente integral do ‘kit de ferramentas’ de IA, trazendo soluções para questões como a escassez de dados e a privacidade, melhorando a precisão de modelos e reduzindo vieses.
Dados sintéticos, que simulam os padrões estatísticos de dados reais sem expor informações privadas, identificáveis ou restritas, reduzem os riscos associados aos dados reais e aumentam o escopo dos dados disponíveis para análise e IA. Esse aumento leva a resultados robustos e confiáveis, além de soluções inovadoras para cientistas de dados que podem moldar e equilibrar conjuntos de dados com mais eficiência.
Bryan Harris, Chief Technology Officer do SAS, acrescenta: “analistas estimam que, até 2026, 75% das empresas usarão IA generativa para criar dados sintéticos de clientes, contra menos de 5% em 2023. Para os clientes do SAS, isso representa um salto estratégico, solidificando a liderança do SAS em IA e analytics. Com dados sintéticos, os clientes podem inovar e fazer análises mais profundas, acessando dados que antes estavam fora do alcance por questões de disponibilidade, acesso ou qualidade.”
Os dados sintéticos da companhia, que replicam padrões de dados reais sem expor informações sensíveis, melhoram a precisão de modelos e reduzem vieses, essenciais em setores regulamentados como saúde e finanças. Essa tecnologia amplia o escopo de dados disponíveis para análise, permitindo que cientistas de dados trabalhem com dados confiáveis, preservando a privacidade.
As soluções de dados otimizadas, decorrentes dessa aquisição, serão disponibilizadas globalmente, com uma prévia inicial programada para o início de 2025.
Aproveite e junte-se ao nosso canal no WhatsApp para receber conteúdos exclusivos em primeira mão. Clique aqui para participar. Startupi | Jornalismo para quem lidera inovação!
0 comentário