O TikTok anunciou que vai limitar o uso de filtros de beleza para menores de idade, em uma tentativa de minimizar os efeitos negativos na saúde mental de jovens usuários. A medida, válida globalmente, será implementada de forma gradual nas próximas semanas e meses, segundo a assessoria da plataforma.
A restrição não inclui todos os filtros, mas apenas aqueles que alteram a aparência física dos usuários. A decisão foi baseada em um estudo conduzido pela organização Internet Matters, especializada na segurança online de crianças. O relatório identificou que efeitos de embelezamento promovem uma visão distorcida de mundo, onde imagens perfeitas são normalizadas, prejudicando o senso de identidade de adolescentes.
Relatório encomendado pelo TikTok aponta impactos negativos dos filtros em adolescentes
Os adolescentes e seus pais diferenciaram filtros criados para diversão, como os de orelhas de animais, daqueles que modificam a aparência. As maiores preocupações recaem sobre os efeitos de beleza, pois muitas vezes os espectadores não percebem que o conteúdo foi alterado.
Além dessa mudança, a rede reforçou sua política de banimento para usuários menores de 13 anos. Segundo a empresa, cerca de 6 milhões de contas que não atendem os critérios mínimos são removidas anualmente. Usuários que tiverem suas contas suspensas poderão recorrer, caso considerem a ação equivocada.
Para aumentar a transparência, a plataforma também fornecerá informações sobre como os efeitos podem alterar a aparência e realizará ações para conscientizar criadores de efeitos sobre os possíveis impactos psicológicos não intencionais. O relatório encomendado pela rede social, intitulado “Sem filtro: o papel da autenticidade, pertencimento e conexão”, destacou como o uso desses efeitos pode afetar a identidade dos adolescentes e reforçou a necessidade de medidas para mitigar os danos.
Essa iniciativa reflete uma preocupação crescente sobre o papel das redes sociais na formação de padrões de beleza e identidade, especialmente entre os mais jovens.
Aproveite e junte-se ao nosso canal no WhatsApp para receber conteúdos exclusivos em primeira mão. Clique aqui para participar. Startupi | Jornalismo para quem lidera inovação!
0 comentário