Quem acompanhou as discussões da COP29, que aconteceu em Baku (Azerbaijão), e da reunião do G20, no Brasil, notou que as mudanças climáticas e as práticas ESG são assuntos cada vez mais presentes na agenda global. No mercado corporativo não é diferente.
Esses temas, que por muito tempo foram tratados como parte do “guarda-chuva” da sustentabilidade, estiveram à parte das metas dos negócios, mas hoje estão inseridos no dia a dia das empresas.
Tal mudança de posicionamento acompanha a evolução da sociedade, e ainda bem que ela acontece. Diante de um cenário tão desafiador, é evidente a necessidade de um plano de ação efetivo e com objetivos reais a serem alcançados.
Estratégias de marketing e práticas ESG
Tenho percebido uma alteração interessante na área de marketing a partir dessas questões, especialmente no B2B. E não é por menos. Além de ser uma demanda dos clientes, principalmente dos mais jovens, os talentos que estão chegando ao mercado querem trabalhar nas empresas que compartilham dos seus valores e propósitos. Por esse motivo, saber se posicionar faz diferença.
Uma pesquisa realizada pela Nexus mostrou que 82% das pessoas no Brasil com renda superior a dez salários mínimos já boicotaram marcas por razões éticas.
Nos últimos dois anos, 47% dos brasileiros deixaram de comprar produtos ou serviços de empresas envolvidas em episódios de discriminação ou desrespeito, como racismo, homofobia, preconceitos e desrespeito com colaboradores. O impacto ambiental negativo também está entre os principais motivos, apontado por 32% dos clientes que responderam à pergunta. Os dados chamam a atenção para dois pontos:
- Transparência e confiança: o trabalho do marketing é garantir que mais pessoas saibam das práticas ESG da empresa, influenciando companhias do mercado e clientes nesse processo de descoberta. Dessa forma, ser transparente é fundamental para não cair no greenwashing e conquistar a confiança do cliente.
- Conexão e engajamento: é muito importante ter a equipe de especialistas em marketing por perto. Inclusive, essa é uma mudança interessante que percebo nos últimos anos. Esses profissionais estão mais inseridos nessa iniciativa e já pensam estrategicamente em como essa preocupação pode ser aproveitada para influenciar positivamente o mercado.
Com o apoio da tecnologia e dos dados, é possível mensurar essas informações, aprimorá-las e desenvolver uma estratégia que vai posicionar a empresa como uma referência em práticas ESG no seu setor, expondo os benefícios para a sociedade e assumindo o protagonismo nos negócios.
O posicionamento dos líderes do mercado
Outro dado interessante desse relatório é que seis em cada dez brasileiros disseram que pararam de consumir produtos ou serviços de uma empresa por conta das declarações de executivos ou falhas éticas corporativas. Quando me deparei com essa informação, refleti sobre como os líderes podem se posicionar do jeito certo.
Essa mudança de comportamento aumentou as buscas por Thought Leadership, ou Liderança de Pensamento. A presença desses profissionais nos comunicados, coletivas, redes sociais e outros canais também cresceu nos últimos anos, o que também é bastante positivo.
Conexão marketing e ESG para combater as mudanças climáticas
Veja quantas mudanças estão acontecendo. O marketing se conectou com diferentes áreas das empresas, assim como as práticas ESG, para garantir que a mensagem chegue a todos, e há um compromisso maior com a verdade para engajar e conquistar o público. Isso reforça que a confiança é a chave para o sucesso.
As lideranças querem assumir o seu lugar nessa discussão e mostrar que, sim, têm algo importante a dizer sobre o assunto. Ainda veremos cada vez mais pessoas da área de comunicação e marketing trabalhando todos os dias para crescer e melhorar os resultados da companhia, mas do jeito certo.
O contexto atual aponta para um futuro em que marketing e ESG estarão ainda mais alinhados. E essa integração impulsiona resultados e fortalece o comprometimento com a construção de um futuro melhor para todos.
Responsabilidade com a verdade, engajamento e confiança continuarão sendo os pilares para conquistar públicos e transformar esses desafios atuais em oportunidades de inovação e liderança. Esta nova fase pode ser vista como um convite para profissionais, clientes e outras empresas buscarem resultados dentro dessas expectativas. Dessa forma, a transformação acontece.
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