A MinusSugar, biotech fundada por brasileiros com sede nos EUA, acaba de fazer o primeiro closing de uma rodada de até US$ 2,5 milhões, que equivale a R$ 15 milhões na cotação atual com o BR Angels . A empresa realiza a remoção de açúcar de bebidas naturais, como sucos de frutas, motivada pelo interesse em melhorar a saúde da população através de alimentos mais saudáveis e nutritivos.
Fundada em 2022, a startup nasceu da união de cinco sócios com experiências complementares em ciência, tecnologia e negócios: Rodolfo Coelho (CEO), Cátia Coelho (CPCO), Gabriel Galembeck (COO), Gleidson Teixeira (CSO) e Osmar Carvalho Netto (CTO). Todos os fundadores contribuíram com recursos próprios até agora, e o investimento externo chega após comprovação laboratorial da tecnologia e fechamento de acordos com grandes players como Citrosuco e Natural One.
MinusSugar se une a líderes do setor para melhorar saúde da população
Cátia, que tem um Master of Science in Mental Health pela NSU Florida e um longo histórico de Diabetes tipo 2 na família destaca: “Temos que agir de forma preventiva em relação à saúde da população. A solução não está em mais remédios, mas em uma alimentação mais saudável, junto com exercícios físicos e saúde mental. Usamos tecnologia de ponta para remover o açúcar indesejado de uma bebida naturalmente nutritiva, deliciosa, e que faz parte do dia a dia dos consumidores”.
A tecnologia da MinusSugar permite a remoção de todos os tipos de açúcar de sucos, algo inédito no mercado, enquanto preserva sabor, frescor e características naturais da bebida. A startup atua no modelo B2B, licenciando sua tecnologia para empresas de bebidas que buscam alinhar seus produtos às tendências globais de saudabilidade.
“O time traz um entrosamento maior do que o pouco tempo de fundação pode sugerir, pois já trabalhamos juntos em outras ocasiões. E com expertises complementares, somos um time multidisciplinar, com experiência em ciência, inovação, produção, gestão e vendas. Vamos do local ao global, da startup à multinacional”, explica Gabriel.
A expectativa da startup é utilizar 100% do investimento em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D). “As pesquisas em genética e em bioprocessos em laboratório continuam – estamos sempre em beta – mas a planta piloto que estamos desenvolvendo será o foco desta nova fase. Ali, escalaremos a nossa tecnologia, e nossos clientes poderão ver o processo em equipamentos semelhantes aos que terão em suas fábricas”, cita Gleidson Teixeira, PhD em genética pela UNICAMP.
“Diversas empresas tentaram remover o açúcar dos sucos de frutas. Nenhuma delas conseguiu remover todos os tipos de açúcar, mantendo as demais características originais do suco e de forma escalável. Esta combinação de resultados é a nossa vantagem competitiva”, diz Osmar Netto, PhD em Genética pela UNICAMP e Colorado State University.
Atuando no modelo B2B, a MinusSugar licencia a sua tecnologia para que as empresas de bebidas possam remover o açúcar de bebidas naturalmente saudáveis, alinhando seus produtos com a tendência mundial de saudabilidade. A tecnologia permite criar sucos com diferentes níveis de açúcar, possibilitando agradar a diversos segmentos de consumidores.
Apesar da fundação em solo norte-americano, o Brasil, maior produtor de suco de laranja do mundo, será o primeiro mercado de atuação da MinusSugar. Por aqui, a empresa já conta com parcerias com a Citrosuco, a maior exportadora de suco de laranja do mundo, e a Natural One, principal marca de sucos premium do país. “A MinusSugar foi a primeira empresa que conseguiu trazer uma solução de redução de açúcar num processo 100% natural, combinado com um grande potencial de construir um produto ao consumidor com sabor e frescor em linha com as versões originais”, comenta Rafael Ivanisk Oliveira, CEO da Natural One.
Aproveite e junte-se ao nosso canal no WhatsApp para receber conteúdos exclusivos em primeira mão. Clique aqui para participar. Startupi | Jornalismo para quem lidera inovação!
0 comentário