A palavra ACESSO não é apenas um termo, é uma chave que destranca o potencial oculto das startups brasileiras. Ao contar a história da Startup Transfeera, esse conceito fica evidente e serve de um belo exemplo.

Se não fosse pelo acesso ao Capital e pelo acesso dos coinvestidores a encontrar boas oportunidades organizadas e diligenciadas, talvez a trajetória desta startup não tivesse chegado ao incrível desfecho que celebramos hoje.

Vamos deixar algo claro: fundadores como Fernando, Rafael e Rodrigo e o time da Transfeera, foram os responsáveis e os protagonistas nessa jornada. São eles que tiveram a visão e a resiliência para transformar uma ideia em um negócio robusto. Mas sem o apoio estratégico, a mentoria e os investimentos, a Transfeera poderia ter ficado presa ao ciclo de ideias promissoras que não se transformaram em sólidas soluções no mercado.

Há quatro anos, a Bossanova, hoje bossa invest fez seu primeiro investimento na Transfeera, uma pequena fintech de Joinville que queria simplificar pagamentos entre pessoas e empresas. Em uma época em que o PIX era apenas uma ideia em gestação, a Transfeera já oferecia uma solução eficiente e acessível, cobrando apenas R$ 1 por transação. A missão era clara: descomplicar o universo financeiro. E essa missão foi cumprida com maestria.

A fintech não apenas cresceu, se estruturou e inovou, mas se tornou referência em infraestrutura digital financeira no Brasil. Resultado? Em 2024, celebramos o EXIT da Transfeera com um IRR superior a 25%. Mas isso não é só um número …

… é a prova viva do poder do ACESSO correto ao capital na hora certa, mas também da forma correta de operar o Early Exit.

Agora, a Transfeera entra em uma nova fase junto da PayRetailers, pronta para conquistar desafios ainda maiores. Mas o ponto crucial é: sem o acesso proporcionado pela Bossa Invest e os demais investidores, a Transfeera poderia não ter alcançado esse estágio. E o mesmo vale para tantos outros casos. A Bossa Invest não apenas identifica e investe em pequenas startups nos estágios ANJO e PRÉ-SEED, mas também abre portas para coinvestidores que buscam oportunidades de ouro.

Assim como aconteceu com as Startups Hand Talk, Repassa, Agenda Edu, Kinvo, Melhor Envio, SmartHint e tantas e tantas outras que passaram pelo apoio da Bossa.

Com a 117ª saída em apenas 8 anos, a Bossa Invest não é apenas um investidor: é um facilitador de acessos, um pioneiro no mercado brasileiro de Venture Capital em estágios iniciais.

Enquanto muitos Gestores esperam as startups chegarem a estágios mais maduros e avançados e tentar correr menos risco, com menor trabalho e com mais retorno, a Bossa acredita em plantar sementes e regar ideias antes que o mundo inteiro perceba seu potencial. Acreditamos na Lei da semeadura que é bíblico, SERVIR é bíblico!

Promover ACESSO significa contribuir com o desenvolvimento Econômico do Brasil, investir no Capital Produtivo, acreditar nos empreendedores que ousam sonhar grande e nos coinvestidores que acreditam que retorno sobre o capital investido, começa com conhecimento, confiança, servir e também com bons Gestores. Isso é gerar Energia! A Transfeera é além de um exemplo, uma ótima oportunidade para provar que o acesso ao capital certo pode transformar não só uma Startup, mas todo o Ecossistema Empreendedor de um país.

Esses são os nossos valores e a nossa missão: Comunidade e Ecossistema é o Jogo! Enquanto eu estiver na Bossa, vou continuar trabalhando para MANTER a nossa ESSÊNCIA que é GARANTIR o ACESSO, prioritariamente para quem precisa de capital no começo das suas operações e também para quem quer começar a investir nessa classe de ativo e/ou precisa alocar seu capital para o médio e longo prazo.

Como tenho afirmado: Equity é a moeda da Nova Economia!

E que esse exemplo seja uma realidade cada vez mais comum em um Pais que precisa muito mais conhecimento, confiança, ousadia e inovação.

Aliás, quem só pensa no seu “ganho”, não pratica o SERVIR, em minha opinião, não SERVE pra nada!


Aproveite e junte-se ao nosso canal no WhatsApp para receber conteúdos exclusivos em primeira mão. Clique aqui para participar. Startupi | Jornalismo para quem lidera inovação!

Publicação Original


0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder