Eles tinham uma banda e enxergaram a oportunidade de criar o “Tinder” da educação no Brasil, que cresceu 300% em 2024 e deve faturar R$ 5 milhões em 2025. Ari Martire, comunicador que trabalha com construção de soluções de marca, e Luciano Silva, executivo de Tecnologia com 20 anos de experiência em desenvolvimento de negócios, são amigos de longa data e tocavam juntos em uma banda. Quando Ari decidiu aprender a tocar guitarra, ele se deparou com uma dor do mercado – e começou a idealizar a GuruMatch.

“A internet tem milhares de maneiras e profissionais que te ensinam a tocar uma música, mas a alta demanda de músicas que a banda tocava, fazia com que eu tivesse que trocar de professor e de didática”, explica Martire.

Ari se deparou com o aplicativo Fender Play, da Fender, tradicional marca de guitarras, que passou a solucionar um dos grandes problemas da marca – a defasagem na recompra de produtos, ao oferecer aulas personalizadas e lineares de guitarra, violão, baixo e ukulele a um preço acessível. Baseados nessa ideia, os executivos se uniram a Rafael Pontani, programador e arquiteto de software, para criar sua própria solução voltada à educação. Com a evolução do negócio, William Palma, também se uniu a GuruMatch trazendo toda sua expertise em vendas e novos negócios. 

“Nossas experiências fizeram com que quiséssemos criar uma solução que unisse aprendizagem e tecnologia. Conectar pessoas que querem aprender com quem quer ensinar”, complementa Ari. “Oferecemos um ambiente virtual de aprendizagem (AVA) robusto e escalável capaz de se integrar eficientemente a diversos sistemas via API, garantindo uma experiência educativa de alta qualidade e sob medida”, detalha. A GuruMatch já conta com mais de 50 clientes em sua carteira.

Após crescimento acelerado, GuruMatch foca em modelo escalável

Agora, após crescer 300% em 2024, a GuruMatch, quatro anos após o lançamento da marca e com um crescimento baseado em bootstrapping, prevê um faturamento de R$ 5 milhões para 2025, oferecendo um modelo white label flexível, permitindo que empresas, instituições educacionais e profissionais personalizem completamente a interface e as funcionalidades para seus cursos online.

A trilha de aprendizagem da GuruMatch foi pensada exclusivamente para ser incluída no plano de incentivos dos colaboradores, trazendo conhecimentos em softskills e hardskills. A plataforma incorpora ferramentas de treinamento corporativo com gamificação, utilizando software LMS (Learning Management Software) e LXP (Learning Experience Platform) para proporcionar aos aprendizes uma experiência única e personalizada. Com os recursos mais modernos e avançados em tecnologia, uma dos seus diferenciais é poder apoiar empresas de softwares, ERPs e SaaS em seu onboarding de clientes, usuários e sua capacitação contínua. 

“Atendemos uma dor que é latente entre as empresas de tecnologia, que precisam constantemente treinar seus usuários, já que existem atualizações e novas funcionalidades o tempo todo. Utilizamos uma tecnologia que permite todo tipo de integração via API, como uso de inteligência artificial, que já tem se mostrado eficiente na construção de treinamentos e projetos de onboarding em empresas de tecnologia”, explica Rafael.

Recentemente, a GuruMatch deu mais um passo significativo em sua evolução com o lançamento de sua plataforma B2B com mais de 160 cursos em diversas áreas. Os cursos, desenvolvidos em parceria com a VG Educacional, foram criados para atender às demandas do treinamento de gestão de pessoas.

“Atingimos um crescimento mais acentuado no último ano por conta do amadurecimento do produto e entendimento de mercado, ganhamos uma tração importante e temos uma previsão de triplicar o negócio. Devemos chegar a R$ 5 milhões de faturamento em 2025”, conta Martire.

IA, experiência do usuário e novos mercados

Segundo Luciano, a GuruMatch deve apresentar novidades ao mercado em 2025 após um ano de estruturação e integração de IA na plataforma. “Focamos muito na infraestrutura, potencial de escalar e portfólio de produtos. No começo, temos a vantagem da tecnologia, mas poucas funcionalidades. Ano passado foi um ótimo ano, porque conseguimos matar esse gap de funcionalidades e fechamos um contrato no ano passado de 100 mil usuários porque conseguimos cobrir o que o mercado entende que é necessário. Queremos melhorar em interface e experiência de usuário, apesar de termos nascido com uma facilidade grande de interação”, explica o executivo.

Luciano afirma que o uso de IA e parceiros permitiu que os clientes da GuruMatch criassem conteúdos de forma mais eficiente. Segundo ele, a proposta não é concorrer com ferramentas de criação de conteúdo, mas desenvolver um sistema que se integre melhor a elas, reduzindo fricções na publicação de materiais gerados por plataformas como ChatGPT e Canva. Dentro da Guru, isso permitirá que os usuários acessem prompts para modificar cursos já prontos, gerem novos insights a partir de aulas gravadas e aumentem sua produtividade, proporcionando uma experiência aprimorada para os consumidores dos conteúdos.

O executivo ainda destaca que a GuruMatch facilita a entrada de empresas de qualquer porte, oferecendo uma nuvem escalável que garante preços competitivos. O modelo de precificação é baseado no consumo, permitindo que quem usa pouco pague menos, com planos a partir de R$ 599 por mês. A política de onboarding inclui treinamentos, vídeos e suporte personalizado com um profissional dedicado, garantindo um atendimento humanizado e a entrega da plataforma pronta para uso. Além disso, a empresa está otimizando a experiência do usuário (UX) para reduzir o churn. A plataforma é full white label, proporcionando grande flexibilidade tecnológica, permitindo que marcas personalizem, integrem e modifiquem a solução conforme suas necessidades.

“Para o próximo ano estamos buscando estratégias para desenvolver novos formatos de parcerias comerciais, ampliar nosso portfólio de cursos e aumentar o número de usuários ativos na plataforma, dando muito mais robustez ao negócios.” finaliza Martire. 


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