A Nuvemshop, plataforma de e-commerce líder na América Latina, acaba de lançar o Nuvem Chat, nova solução baseada em inteligência artificial que permite a automação de atendimentos via WhatsApp de forma personalizada e integrada com a operação da loja. A ferramenta já está disponível para lojistas do Brasil, Argentina e México, e faz parte de um investimento de R$ 55 milhões em IA que a empresa pretende realizar até o fim de 2025.

O objetivo da nova tecnologia é transformar o WhatsApp em canal de vendas inteligente, que contribua para a fidelização, recompra e melhoria na experiência do cliente, mantendo o tom de voz da marca, mesmo com atendimento automatizado.

“O Nuvem Chat permite uma redução na carga operacional do negócio e melhora a experiência do consumidor final, estimulando a fidelização e a recompra. As conversas mantêm o tom de voz e características da marca e resolvem as dúvidas dos consumidores, eliminando a percepção de um atendimento robotizado, como se a própria equipe estivesse falando diretamente com os clientes”, explica Alejandro Vázquez, cofundador e presidente da Nuvemshop.

Nuvem Chat permite maior personalização no atendimento via WhatsApp

O principal diferencial do Nuvem Chat é a possibilidade de personalizar o tom de voz do atendente virtual, garantindo que a experiência de compra por mensagens seja alinhada à identidade da marca. Além disso, a ferramenta interpreta imagens, áudios e erros de digitação, melhorando a assertividade das respostas.

Com integração nativa à plataforma de e-commerce da Nuvemshop e ao WhatsApp Business, os lojistas conseguem configurar o sistema diretamente pelo painel administrativo da loja virtual em poucos minutos. A ferramenta fornece informações de estoque, status de pedidos e sugestões de produtos em tempo real, de forma automatizada, 24 horas por dia.

Durante a fase de testes, mais de 500 lojistas na América Latina usaram a tecnologia, totalizando mais de 1 milhão de conversas automatizadas com consumidores. No Brasil, 250 empresas participaram da fase inicial.

Com o lançamento, a Nuvemshop aposta na diversificação dos canais de venda e na consolidação do WhatsApp como ferramenta estratégica de conversão. “O Brasil é um dos países com mais usuários de WhatsApp, e o canal de conversas tem ganhado cada vez mais importância na jornada de consumo. A diversificação de canais é crucial para alcançar novos públicos e ter sucesso no online”, reforça Vázquez.

O Nuvem Chat será liberado progressivamente até o fim do ano para toda a base de mais de 150 mil lojistas da Nuvemshop — sendo 90 mil no Brasil. Os usuários poderão testar a ferramenta gratuitamente por 15 dias e, após esse período, o custo será variável de acordo com o plano da loja e o número de conversas realizadas no mês.

O desenvolvimento da nova ferramenta foi impulsionado pela aquisição da VICI, startup especializada em IA e conversational commerce, realizada pela Nuvemshop no fim de 2024. Com a operação, o time de tecnologia da VICI foi incorporado à equipe da empresa, participando diretamente da criação do Nuvem Chat.

A aquisição faz parte da estratégia de expansão em inteligência artificial da Nuvemshop, que pretende lançar novas soluções voltadas ao crescimento de vendas e eficiência operacional dos lojistas.


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