
Planejar com estratégia é essencial para o sucesso no e-commerce, um setor cada vez mais competitivo, onde grandes players contam com verbas robustas para mídia paga, influenciadores e campanhas de alcance nacional. No entanto, as redes sociais vêm nivelando esse jogo ao oferecer uma vitrine acessível, dinâmica e com alto poder de engajamento para pequenas e médias empresas (PMEs) que sabem usar criatividade e inteligência a seu favor.
Mais do que canais de divulgação, plataformas como Instagram, TikTok, Facebook e WhatsApp estão se consolidando como verdadeiros ecossistemas de negócios, com ferramentas que vão da geração de conteúdo até a conversão em vendas, aproximando consumidores e fortalecendo marcas.
Por exemplo, o Instagram permite a utilização de stories, reels e a sacolinha de compras, facilitando a jornada do consumidor. O TikTok, com seu formato de vídeos curtos, oferece uma oportunidade única para conteúdos criativos e virais. O WhatsApp Business, por sua vez, tornou-se uma ferramenta eficaz de CRM e vendas diretas, permitindo um atendimento personalizado e ágil.
Entre as tendências que têm ganhado espaço está o live commerce, na qual o empreendedor pode utilizar uma transmissão online na rede social para apresentar e vender produtos.
Mas é preciso estar estruturado para operar as vendas em múltiplos canais e evitar problemas como de estoque. A plataforma de ecommerce Tray, por exemplo, oferece a funcionalidade de live shop para lojistas realizarem transmissões ao vivo para demonstrar produtos e interagir com os clientes em tempo real. Além disso, a plataforma facilita a integração com marketplaces e redes sociais, permitindo que os lojistas expandam sua presença digital de forma eficiente.
Confira algumas estratégias para vender mais nas redes sociais
Instagram: a plataforma se destaca como uma das mais completas para exposição de produtos. Aposte em boas imagens e vídeos em conteúdos sobre os produtos para o Reels, feed e stories, além do Instagram Shopping, para estimular o interesse do consumidor em comprar. Na rede também é possível fazer transmissões ao vivo (live commerce) para venda dos produtos.
WhatsApp Business: a plataforma é muito utilizada para o atendimento direto ao cliente, mas através dela também é possível vender. Configure um catálogo de produtos, use etiquetas para organizar os contatos, envie mensagens personalizadas e crie listas de transmissão por perfil de interesse.
Facebook: continua relevante, especialmente para negócios locais e públicos de nicho. Mantenha fanpage ativa, use o gerenciador de anúncios, crie grupos de comunidades e aproveite o marketplace para anunciar e vender produtos.
TikTok Shop: a funcionalidade de vendas online da rede social chegou ao Brasil em maio e permite a compra de produtos enquanto o usuário assiste a um vídeo. Para utilizar o canal de venda, crie sua loja no TikTok Shop, aposte em vídeos nativos e criativos, utilize hashtags estratégicas, aproveite as trends com sons e tendências do momento.
Live commerce: antes de realizar um live commerce para acelerar as vendas, se prepare: divulgue a live com antecedência. Durante o evento, mostre os produtos em uso, interaja com o público e ofereça descontos e benefícios exclusivos.
Conforme as redes sociais se tornam ferramentas estratégicas para as PMEs no e-commerce é necessário criatividade e planejamento, pois já não basta apenas se destacar no feed. Além de vender, é fundamental que o empreendedor faça uma boa gestão para garantir estoque, lucro e atendimento de qualidade ao cliente para que o crescimento de vendas gere bons resultados e crescimento sustentável.
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