* Por Fernando Cirne

No cenário econômico atual, as vendas online mais que duplicaram por conta do isolamento social decorrente da pandemia. A presença digital nunca foi tão importante para tornar os negócios diferenciados e competitivos, alcançando proporções territoriais que as lojas físicas jamais poderiam conquistar sem um investimento robusto em publicidade e propaganda.

A aceleração na transformação digital das empresas requer resiliência e solidez para manter os negócios online em alta no pós-pandemia. Por isso, é importante que os empreendedores busquem sempre se atualizar quanto às estratégias no e-commerce, inovação de produtos e cadeia logística, que não apenas atraiam os consumidores para suas lojas, mas também os engaje e fidelize-os com a marca, produtos e serviços ofertados.

A consolidação dos negócios requer planejamento estratégico, precificação acertada, estratégias digitais bem definidas, mas, acima disso, um estudo aprofundado do seu público-alvo para que as ações que envolvam as vendas online sejam direcionadas a eles.

Invista em canais digitais otimizados e que possam ser acessados de dispositivos móveis, faça uma boa descrição dos seus produtos e serviços, utilize fotos de qualidade, incentive a interação com o seu consumidor, responda às dúvidas deles e se mantenha disponível, que tudo isso ajudará você nos resultados de vendas e engajamento com a sua marca.

Outro ponto fundamental é marcar presença nas redes sociais, ter campanhas digitais bem otimizadas e se possível, fazer promoções. Os novos hábitos de consumo no ambiente online trazem praticidade ao dia a dia das pessoas, pois você pode realizar compras e adquirir produtos e serviços na comodidade do seu lar.

* Fernando Cirne é CEO da Locaweb

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