* Por Yago Almeida
Pode sair desse papinho de que no Brasil tudo só acontece depois do Carnaval (até porque, provavelmente, nem Carnaval teremos esse ano, não é mesmo?!). Em 2020, nos vimos forçados a paralisar sonhos e planos, diante de uma das maiores pandemias dos últimos tempos. Portanto, com a chegada de 2021, devemos arregaçar as mangas e fazer a roda voltar a girar.
Digo isso ciente de que ainda não será um ano fácil e repleto de facilidades, principalmente para quem é dono de uma pequena ou média empresa (as que mais foram afetadas nesse período). Mas acredito que todo início de ano é um momento propício para renovarmos as energias e traçarmos novas metas.
Dito isso, quero deixar algumas pequenas dicas para o começo de 2021:
– Aposte tudo no digital: o mundo já caminhava para esse rumo, mas em 2020 nos vimos forçados a mergulhar de cabeça nesse universo. Em 2021, essa tendência deve se consolidar ainda mais. Portanto, estude, pesquisa, entenda melhor todas as inúmeras possibilidades que a internet pode agregar em sua empresa;
– Conexões com consumidores: mais do que nunca o consumidor que falar, ser ouvido, respeitado e entendido. Com as redes sociais e um mundo funcionando política, cultural e economicamente por meio do mundo digital, é preciso saber criar conexões genuínas com seus consumidores. Esses, mais do que nunca, serão os embaixadores das marcas de sucesso;
– Atualizações constantes: 2020 nos mostrou que ficar parado no tempo só gera prejuízos. Portanto, não se apegue tanto a processos arcaicos ou ideias antigas que um dia deram certo. Aposte no novo, tenha equipes multidisciplinares e que misturem jovens com profissionais mais experientes. Juntos eles poderão agregar ainda mais valor para seu negócio;
Por fim, reflita sobre os erros e tropeços de 2020 e os encare como aprendizados. Somente assim podemos fazer de 2021 um ano realmente novo.
Yago Almeida é Diretor Comercial da Olho no Carro, uma startup que oferece segurança para transações de compra de veículos. Oprimeiro aplicativo web de consultas veiculares do país, analisa em poucos segundos, mais de dez variáveis, como Decodificador de Chassi, Base Nacional – Dados Cadastrais do veículo com base no Renavam, Restrições e Impedimentos do veículo, Histórico de Roubo e Furto, Acidentes (sinistro de perda total), Indício de Sinistro, Leilão, Gravames (SNG), Histórico de Proprietários e Histórico de KM.
ESPAÇO DO EMPREENDEDOR

Espaço Exclusivo para Empreendedores transmitirem conhecimento, desafios e experiências sobre aceleração, captação de investimentos, planejamento de marketing, escalabilidade, feiras e missões comerciais, internacionalização; know how sobre modelagem de negócios, mentoria, MVP, pivotagem, relação com investidores, com sócios, com clientes…e muito mais!
0 comentário