A MindMiners, startup de soluções que ajudam a entender hábitos e preferências de consumidores de uma determinada marca, produto ou serviço, recebeu um aporte de R$6 milhões. Liderada pela KPTL, gestora de fundos de investimentos em inovação e tecnologia com recursos domiciliados no Brasil, a rodada pode totalizar até R$ 9 milhões e contou com recursos do Fundo Criatec 3, que tem o Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES) entre os principais cotistas.

Integram ainda este turno de investimento a aceleradora Darwin Startups, sócios da Mauá Capital, o grupo de investidores-anjo BR Angels, além de cotistas privados.

Com o investimento, a MindMiners potencializará esforços de venda e marketing, além de destinar uma parcela para o desenvolvimento contínuo do produto. “Ao longo dos últimos meses, lançamos uma série de novas funcionalidades dentro da nossa plataforma. Os dashboards de monitoramento de clusters são apenas um exemplo das novidades que estão por vir. O objetivo é inovar cada vez mais a partir do conceito de human analytics”, reforçou Chu.

História da MindMiners

A inspiração para a criação da MindMiners veio da Coreia do Sul. Ao descobrir que pessoas por lá estavam respondendo pesquisas pelo celular, os amigos de infância Lucas Melo, engenheiro de produção, e Renato Chu, administrador de empresas e atual CEO, perceberam a oportunidade de trazer disrupção para o segmento por meio da tecnologia. Em 2014, fundaram a startup juntamente com Thomas Vilhena, também engenheiro, e que hoje ocupa a posição de CTO.

O primeiro passo foi o desenvolvimento do aplicativo MeSeems, sua rede social de opinião proprietária. Por meio dela, pessoas reais, de todo o país, podem compartilhar experiências e opiniões sobre temas relevantes, e também receber prêmios por responder perguntas, gravar vídeos e enviar fotos que mostrem um pouco de sua rotina ou como utilizam um determinado produto. Hoje já são mais de 1,5 milhão de usuários cadastrados, dos mais diferentes perfis.

Já para que fosse possível às empresas estarem 24 horas conectadas aos usuários do MeSeems, a MindMiners lançou sua plataforma de human analytics. Funcionando como uma janela virtual da vida do consumidor, a plataforma permite o monitoramento de hábitos, preferências, interesses e estilos de vida, orientando assim decisões ligadas à marketing, comunicação e produto dentro de empresas como, por exemplo, Ambev, Nestlé, Samsung, McDonald’s, Seara, Hersheys e UOL, que hoje integram o portfólio de clientes da startup. Com funcionalidades de criação automática de questionários, processamento e análise dos resultados obtidos, a plataforma apresenta tudo em dashboards e relatórios automatizados.

O grande diferencial está em utilizar a tecnologia em todas as etapas de realização de uma pesquisa, tornando-as mais ágeis, mais confiáveis e oferecendo um melhor custo benefício quando comparado às metodologias tradicionais. “A MindMiners é, antes de tudo, uma empresa de tecnologia. E foi combinando tecnologia e pesquisa digital que tornamos possível, por meio de nossa plataforma de human analytics, mapear, visualizar, explorar e traduzir em dados diversos aspectos do comportamento humano. Nosso produto vem sendo aprimorado de forma constante para que nossos clientes obtenham as respostas certas, de forma cada vez mais rápida e fácil, para as perguntas que possuem sobre seus reais e potenciais consumidores”, resume Chu.

Para Renato Ramalho, CEO da KPTL, a solução de pesquisa digital completa e eficiente da MindMiners é o grande diferencial. “Conseguem atender as necessidades de grandes marcas que enfrentam um maior dinamismo de opiniões na ponta dos consumidores. Eles possuem a melhor tecnologia proprietária constituída em cima de muita competência de marketing. Todo este ativo conduzido por um ‘time A’. Ficou impossível a KPTL não investir”, explica Ramalho.


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