Manoela Santiago remodelou sua ideia de negócio em meio à pandemia e agora busca se destacar utilizando as redes sociais

O empreendedorismo sempre foi parte da vida de Manoela Santiago. Quando tinha apenas 19 anos, a jovem viu sua mãe abrir uma floricultura no Lago Sul e transformá-la em sócia. “Já nessa época, fiz vários cursos de arranjos florais, fui para Holambra – conhecida como a cidade das flores –, conheci várias feiras do segmento e fiz muitos cursos no Sebrae. A internet só estava começando”, lembra. A floricultura também alugava móveis para festas e funcionou até 2005. Foi lá que nasceu a paixão de Manoela pelas flores, pela decoração e pelo paisagismo.

Os anos se passaram e Manoela se formou em administração de empresas. Ela chegou a trabalhar em uma multinacional, mas acabou decidindo voltar para o segmento de decoração. “Meu pai continuou a trabalhar com aluguel de móveis depois que a floricultura foi fechada. Quando eu estava nessa multinacional, em 2009, acabei comprando dele a mobília e foi assim que abri a minha empresa”, conta.

No começo, a ideia era continuar com a locação de mobília para eventos. Contudo, o tempo passou e a empresária começou a oferecer serviços de decoração. Desde festas de 15 anos a casamentos, a empresa se tornou responsável por decorar os eventos com arranjos florais e móveis escolhidos com todo cuidado.

A pandemia causada pelo novo coronavírus trouxe a necessidade de adaptação e inovação para o negócio. Com a adoção de medidas de segurança, distanciamento social e o cancelamento de eventos, Manoela precisou inovar para não fechar as portas. “Ficamos sem eventos. Para reinventar, criei produtos como as cestas personalizadas e artesanais e os arranjos com plantas e flores. Então, comecei a vender isso online”, conta a empresária.

A primeira cesta que a empresária produziu foi para o aniversário da afilhada e a ideia logo caiu no gosto do público. Manoela viu a foto da cesta ser intensamente compartilhada nas redes sociais e logo começou a receber encomendas. Fez tanto sucesso que rendeu muitas vendas. “Coloquei o nome da cesta de Festa na Caixa e logo percebi naquela ideia uma forma das pessoas continuarem festejando datas importantes, mas em casa, somente com a família. Foi uma ideia que deu certo”, assegura.

Investir no meio digital foi essencial para a empresária se reinventar em meio à pandemia e tornar seu novo produto conhecido no Distrito Federal. Para isso, Manoela fez várias oficinas no Sebrae, além de consultorias para desenvolver os novos produtos. “O Sebrae me ajudou muito na parte digital. Hoje em dia utilizo muito o Instagram e o Whatsapp para vender”, afirma.

Agora, investindo nas cestas, a Manoela diz que começou a fazer parcerias com outros artesãos para tornar os produtos cada vez mais especiais. “Já fiz parcerias com confeiteiros, artesãos e marceneiros. A ideia é incrementar os meus produtos. Também lancei diversos produtos diferentes com doceiras e padeiros do DF”, revela a empresária.  “Hoje meu trabalho se parece com uma floricultura online. Mas continuamos a fazer eventos também”, conclui

Sebrae Delas

Voltado especialmente para a empreendedoras, o Sebrae Delas incentiva, apoia e fortalece o empreendedorismo feminino por meio do desenvolvimento de competências. É um programa de aceleração com o objetivo de aumentar a probabilidade de sucesso de ideias e negócios liderados por mulheres. Entre 2019 e 2020, mais de 10 mil donas de pequenos negócios já foram atendidas. O programa oferece cursos, workshops e consultorias para mulheres de todo o País. O Sebrae Delas também incentiva o contato entre as empreendedoras para que elas construam uma rede de apoio e compartilhamento de problemas e soluções na gestão empresarial.

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