Presidente do Sebrae, Carlos Melles, destacou a liderança do Sebrae como o maior parceiro da ONU na aplicação da metodologia que estimula o desenvolvimento de comportamentos empreendedores
O Sebrae realizou, na noite desta segunda-feira (30), a abertura do Empretec Realiza. O evento, realizado de modo inteiramente online, contou com um público de mais de 7 mil pessoas que já participaram do Empretec, considerado o principal programa de formação de empreendedores do mundo. A metodologia desenvolvida pela ONU é aplicada em 40 países e, no Brasil, há 28 anos, é aplicada de modo exclusivo pelo Sebrae
Na abertura, o presidente do Sebrae, Carlos Melles, destacou a importância da parceria entre Sebrae e UNCTAD (organismo das Nações Unidas) e os resultados alcançados no país. “Nós já formamos quase 300 mil ‘empretecos’, o que corresponde a mais de 60% de todas as pessoas que passaram pela capacitação no mundo. 83% deles resolveram abrir o próprio negócio, após o curso. Esse resultado é espetacular”, comenta Melles. Segundo ele, o empreendedorismo é a saída para país e o Empretec ganha, nesse contexto, uma relevância ainda mais significativa.
A abertura do Empretec Realiza contou ainda com as participações de dois empresários que participaram do programa e que relataram suas experiências pessoais. Luciana Balbino, dona do Restaurante Vó Maria, na Paraíba, comenta que o Empretec foi fundamental para desenvolver suas habilidades empreendedoras. Ela revelou que desde pequena já tinha iniciativa e competências para negócios, mas o Empretec foi um divisor de águas. “Durante o curso eu já tive a ideia do restaurante e fui fazer o plano de negócios. Eu enxergava que havia potencialidade para um restaurante no local, que era muito visitado por turistas”, relembra. Luciana abriu o negócio e estimulou outros potenciais empresários da região: “Eu fui procurar quem fazia artesanato, doce, licor, rapadura, manteiga de terra… e coloquei todos esses produtos à venda no meu restaurante”, comenta. Hoje o restaurante de Luciana é um dos mais premiados da Paraíba.
Mauro filho Iplinski, criador da Eletrón Seguro Solar, também participou do Empretec. Ele comenta que foi a partir da imersão que ele conseguiu estruturar a ideia que teve a partir de uma demanda de um cliente, que buscava um seguro para seu sistema de energia fotovoltaica. “Eu consegui enxergar uma ‘dor’ em um mercado em expansão. O Empretec me ensinou que eu precisava aprender e desenvolver minhas qualidades. A partir do curso eu consegui abrir novos canais de venda e ter um ganho de escala”, destaca Mauro. Hoje a empresa é a única do país nesse segmento e está prestes a alcançar 100 mil sistemas segurados. E além da Luciana e do Mauro, participam o economista Ricardo Amorim e o Ramiro Gomes (Clube do Valor)
0 comentário