Atualmente conta com mais de 100.000 colaboradores, uma taxa de crescimento ponderada anual de 32% a.a. e tem se aproveitado bastante do crosseling das diferentes áreas de atuações.

O que isso quer dizer? Quando ela adquire uma empresa por exemplo de segurança, ela tem condições de oferecer para a base de clientes dessa empresa comprada toda a gama de outros serviços que ela já presta.

Olha esse número: 81% dos seus clientes contratam 2 ou mais soluções do grupo.

MAS AFINAL, QUE MERCADO É ESSE?
A contratação de facilities significa exatamente isso: facilidades para empresas em geral, que podem terceirizar atividades como limpeza, conservação, segurança, recrutamento e seleção, gerando economia de tempo e de recursos para suas atividades-fim. 

No caso do grupo GPS eles atuam em áreas como limpeza, manutenção predial, recepção e apoio administrativo, além das áreas de Segurança, Manutenção e serviços industriais e Logística indoor. 

Olhando para o faturamento do grupo GPS no ano de 2020, percebe-se que a maior parte das receitas vieram de facilities (2,0 bilhões), Segurança (1,8 bilhões), Manutenção e Serviços industriais (823 milhões) e logística indoor (249 milhões).

UM MERCADO INTEIRO A SER CONQUISTADO
Vejam vocês que apesar de todas as aquisições de outras empresas realizadas pelo Grupo GPS, o seu market share somado aos outros 4 maiores concorrentes, representam apenas 10,7% do mercado brasileiro, ou seja, se excluirmos os top 5 players, os 89,3% restantes do mercado estão divididos entre mais de 100 mil empresas. 100 mil… 

Para se ter uma ideia do potencial desse segmento, basta comparar a combinação dos 3 maiores players de alguns países e o que percebemos é que no Brasil essa concentração é de 7%; Nos EUA de 25%; União Europeia 28% e Inglaterra 52%. Logo, o anuncio de aquisições realizadas pelo grupo GPS pode te tornar uma constante e portanto seus concorrentes também devem estar se movendo para fazer frente a esse avanço, o que fará – sob nossa ótica – que esse segmento passe por uma fase de consolidação importante, assim como já vimos no passado com áreas como educação e operadores de saúde, por exemplo. 

E quando falamos que há um mercado inteiro a ser conquistado e aí está o potencial que fusões e aquisições têm para alavancar o crescimento das empresas, vejam esse gráfico. A receita no 2º tri de 2021 do grupo saltou de 1,1 bi para 1,5 bi um crescimento portanto de 37%. Colocando uma lupa sobre estes números, o que se observa é que a receita orgânica, isto é, o crescimento com as estruturas já existentes subiu 9,6%. Logo, a maior parte do incremento das receitas veio do que chamamos de “Receitas Inorgânicas” que são aquelas advindas majoritariamente através de fusões e aquisições, que no caso do grupo GPS foram 5 no período. 

Bem, obviamente há muito para se falar sobre esse tema que envolve fusões e aquisições que para nós da Valore Advisory é uma verdadeira paixão. Por isso, te convido a dar uma olhada no estudo que fizemos sobre a empresa GPS bem como nosso e-book sobre Fusões e Aquisições que acabou de sair e você pode acessar através do link na descrição desse vídeo.

Se você quer saber mais sobre nossa metodologia de trabalho clique no link abaixo ou agende uma reunião.

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