Andrew Penaluna abriu a edição 2021 do mais importante evento de educação empreendedora no Brasil. Ele apresentou os resultados de 11 anos de experiência da inserção do tema no currículo escolar nas escolas britânicas

O britânico Andrew Penaluna, apontado pelo governo do Reino Unido como o primeiro professor de empreendedorismo criativo do mundo, abriu na manhã desta quinta-feira (28), a edição 2021 do Seminário Internacional ConheCER. O evento, realizado pelo Sebrae é o mais importante encontro de educação empreendedora do país e está sendo realizado esse ano em formato híbrido, com transmissão a partir de Porto Alegre. Andrew conversou com o público participante do seminário sobre a sua experiência na difusão da educação empreendedora no Reino Unido e em outros países do mundo.

Segundo o especialista, que atualmente ocupa o cargo de Diretor de Pesquisa do Centro para Criatividade e Empreendedorismo da Universidade do País de Gales, o Reino Unido tem colhido nos últimos anos os resultados de mais de uma década do ensino do empreendedorismo. “O pensamento empreendedor é central no nosso currículo. Os professores de todas as disciplinas fazem, já há 11 anos, todas as conexões necessárias. Em línguas, matemática, saúde… não importa o tema da aula, o professor está preparado para abordar o empreendedorismo como uma questão transversal para os alunos”, comenta Andrew.

Ele lembra que nesse processo desenvolvido no Reino Unido, a participação dos alunos foi fundamental. “Só quando a gente ouve os estudantes, somos capazes de descobrir se aquele conhecimento que está sendo construído no currículo foi útil ou não. No fim, nós ensinamos os professores, que ensinam os alunos, que por sua vez voltam para ensinar os professores. Nós temos sempre ótimos insights que vêm dos jovens. Afinal, ninguém melhor que eles para saber o que é ou não relevante para eles próprios”, diz o especialista britânico.

Andrew reforça que é importante ter como prioridade o desenvolvimento da capacidade criativa das pessoas e que a educação empreendedora é central nesse processo. “Cada vez mais as empresas vão precisar de empreendedores como funcionários. São pessoas que sabem como criar valor para outras pessoas”, destaca. “Alguns preferem pensar como se escrevessem com uma caneta, fazendo algo fixo e permanente. Essas pessoas geralmente usam a teoria antes da prática. Os inovadores têm a tendência de pensar como se escrevessem com um lápis… Eles vão tentar fazer alguma coisa e só então vão buscar uma teoria para dar apoio a essas evidências. E nós precisamos desses dois tipos de pessoas na nossa sociedade”, avalia.

ConheCER2021

O seminário internacional ConheCER, importante evento de educação empreendedora, acontece em Porto Alegre, começou hoje e vai até amanhã (29). O evento é voltado a educadores, gestores escolares, pesquisadores, gestores públicos, estudiosos e demais profissionais ligados ao ecossistema da educação. As atividades presenciais serão realizadas no espaço Fecomércio de eventos (Rua Fecomércio, s/n, bairro Anchieta). Em formato híbrido, o evento é gratuito e a programação contará ainda com oficinas e palestras com convidados nacionais e internacionais. As inscrições podem ser feitas aqui.

Publicação Original


0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder