





A Endeavor é a rede formada pelas empreendedoras e empreendedores à frente das scale-ups que mais crescem no mundo e que são grandes exemplos para o país.
O dia 30 de novembro foi especial. Relembramos histórias, fortalecemos nossos laços e brindamos as conquistas de 2022 no Encontro Anual Endeavor.
Mais do que comemorar as vitórias do ano, também reforçamos o papel da nossa rede.
Quando uma scale-up passa a fazer parte da Endeavor é só o começo da história.
Percorrendo o círculo virtuoso, nossas empreendedoras e empreendedores crescem, inspiram e investem na nova geração, contribuindo para o surgimento de dezenas de outras scale-ups possam gerar impacto.
Impacto que é decisivo para construirmos, em conjunto, o futuro do nosso país.


Essa noite cheia de conexões e inspiração para o próximo ano contou com o apoio das nossas marcas patrocinadoras: Microsoft, EY, Google Cloud, Ifood, JP Morgan, Softbank, Atlas, Cubo, General Atlantic Foundation, Iporanga Ventures, Omiê, Warburg Pincus, Astella, ÇubaLe e Três Corações.
Confira os principais destaques do Encontro Anual Endeavor!
Crescer e multiplicar
As scale-ups da nossa rede estão, cada vez mais, resolvendo grandes problemas estruturais por meio de soluções inovadoras.
Essas empresas também desempenham um papel importante para o Brasil, colocando o país no mapa global da tecnologia.
Se em um ano desafiador como 2022, algumas das nossas scale-ups tiveram uma média de crescimento de 140%, imagine o que elas podem fazer nos próximos anos.
A Cora, liderada pelos Empreendedores Endeavor Leo, Igor e Gus, é exemplo disso.
Com crescimento de mais de três dígitos só esse ano, a Scale-Up do Ano na categoria Crescimento, está ajudando a melhorar a vida de mais de 400 mil donas e donos de pequenos negócios em quase 5 mil cidades do Brasil.


Além do crescimento, tamanho é um dos maiores indicadores do impacto de uma empresa na economia de um país.
Há apenas 3 anos atrás, as scale-ups de Empreendedoras e Empreendedores Endeavor apoiados ativamente faturavam, juntas, 7 bilhões de reais. Hoje, faturam 20 bilhões de reais.
A MadeiraMadeira, liderada pelo Marcelo, pelo Daniel e pelo Robson, é vencedora da categoria Scale-Up do Ano Faturamento pelo terceiro ano consecutivo. Só em 2022, fez duas aquisições, inaugurou um centro de tecnologia e teve a sua história contada em um Day1.


Essas scale-ups mostram que crescer precisa ser bom para todo mundo: para a empresa, para o ecossistema e para o país.
Diversidade & Inclusão
Gerar impacto vai além do crescimento. As scale-ups também precisam impulsionar a diversidade, equidade e inclusão.
Porque um ecossistema construído a partir de diferentes vozes e perspectivas é muito mais rico e potente.
Acreditamos na força do exemplo e, por isso, damos luz para as boas práticas de diversidade e inclusão da nossa rede. Uma das formas de reforçar essas iniciativas é com o reconhecimento de Scale-Up do Ano na categoria Diversidade e Inclusão no Encontro Anual Endeavor.
A Gupy, reconhecida pela segunda vez consecutiva pela nossa banca de especialistas, evoluiu suas ações de diversidade e inclusão dentro do time e também mobilizou outras empresas, a partir do uso de inteligência artificial para reduzir vieses conscientes e inconscientes no processo de recrutamento e seleção.
Iniciativas como essas ultrapassam as fronteiras da gestão interna de uma scale-up, alcançam outros negócios e criam um novo referencial para todo o ecossistema.


Dividir e multiplicar
Pelo ciclo de Scale-Up & Giveback, nossa rede apoia as jornadas de outras empreendedoras e empreendedores.
Só este ano, nossas Empreendedoras e Empreendedores Endeavor doaram quase 500 horas em mentorias para outras scale-ups. Nessas trocas, as pessoas compartilham experiências e vulnerabilidade, de igual para igual, reforçando o ambiente de confiança da Endeavor.
A Márcia, Empreendedora do Ano, representa o giveback na prática. Em 2022, ela doou dezenas de horas para scale-ups do Brasil, México e Estados Unidos. Acompanhou scale-ups de tão perto que até se tornou advisor de uma delas.
O Sergio, reconhecido pela terceira vez como Empreendedor do Ano, mentora scale-ups do Brasil, Peru, Indonésia e Vietnam. Ele também faz parte do nosso Conselho, ajuda a selecionar as novas Empreendedoras e Empreendedores Endeavor e indica empresas para o Programa Scale-Up.




Um ecossistema mais aberto e colaborativo
Outra maneira de impactar o ecossistema é por meio da Inovação Aberta. Formamos uma comunidade de heads de inovação, o Corporate Hub, para trocas entre pares e geração de negócios com scale-ups.
Além de contribuírem para um ecossistema mais colaborativo, essas empresas também apoiam nossa sustentabilidade financeira e patrocinam eventos, nos ajudando a continuar gerando impacto.
A Microsoft é nossa Parceira de Alto Impacto de 2022, reconhecimento inédito no Encontro Anual Endeavor. Ela prova o poder das conexões entre grandes empresas e scale-ups. Seu fundo de investimento já apoiou nossas scale-ups aceleradas, além de viabilizar ingressos para o Scale-Up Day para mais de 30 empreendedoras.


Mentorias que transformam
Acreditamos que nenhum grande obstáculo se supera sozinho. Compartilhar jornadas com quem também conhece os desafios do alto crescimento é a maneira mais ágil de gerir uma scale-up.
Nossas mentoras e mentores abrem espaço na agenda e doam horas e experiências para que empreendedoras e empreendedores possam crescer. Só em 2022, a rede doou mais de 1.800 horas para nossas scale-ups.
A Veronica Serra, nossa Mentora do Ano, mentorou empresas como Flash, Tembici e Pantys. Ela não só ajudou a construir a Endeavor no Brasil, como também é Conselheira da Endeavor Global e se envolveu com outros escritórios pelo mundo.
Já o Antônio Serrano, Nosso Mentor do Ano, participou de dezenas de mentorias individuais e coletivas, é Conselheiro de empresas de Empreendedoras e Empreendedores Endeavor e também tem sido decisivo para scale-ups na Espanha.




As Embaixadoras e Embaixadores Endeavor também são peça fundamental para impulsionar o ecossistema.
Elas e eles apoiam nossa missão de acelerar as empreendedoras e empreendedores que aceleram o país por meio do giveback financeiro e doando horas para mentorar os futuros grandes exemplos.
A Letícia Costa foi decisiva para empresas como Solfácil, Zenvia e Rock Content. Em seu ano de estreia como embaixadora, doou 23 horas em mentorias individuais e coletivas, e levou o reconhecimento de Embaixadora do Ano no Encontro Anual Endeavor.
O Alex Serodio é exemplo de jornada múltipla aqui na Endeavor. Além de ser empreendedor da nossa rede, também é o Embaixador do Ano, participando de vários Painéis Locais e mentorando empresas do Brasil, Itália e Estados Unidos.




O Day1 inédito da RD
“Be so good they can’t ignore you”.
Essa frase do Steve Martin inspirou o Empreendedor Endeavor Eric Santos a ser melhor a cada dia. Se desenvolver e ser tão bom, que as pessoas queiram se juntar a você.
E essa mentalidade fez com que ele e outros quatro Empreendedores Endeavor, o Guilherme, o Bruno, o Pedro e o André, embarcassem no sonho de ajudar donas e donos de pequenas e médias empresas.
A RD Station nasceu com o propósito de tornar o Marketing Digital mais simples, acessível e orientado a resultados. Aos poucos, eles entenderam que a missão era muito maior: empoderar as heroínas e heróis que se desenvolvem, fazem crescer os seus negócios e movem a economia.
Hoje, a RD tem mais de 45 mil clientes espalhados em 20 países. O RD Summit, maior evento sobre Marketing Digital da América Latina, reuniu 13 mil pessoas esse ano.


O Eric é exemplo de crescimento e impacto. No país e no ecossistema.
E multiplicar esse impacto não é sobre grandes saltos. São pequenos avanços diários. Para ele, o Day1 é todo dia.
…
Essas histórias mostram que as jornadas da nossa rede não são uma linha reta. São cíclicas.
Cumprindo múltiplos papéis, nossa comunidade cresce e multiplica seu impacto. É mentorada para depois mentorar. É inspirada para depois inspirar. E cada vez mais, constrói uma Endeavor de, por e para empreendedoras e empreendedores.
0 comentário