A Gerdau Next, divisão de novos negócios da Gerdau, e a SpaceTime Labs anunciam uma joint venture e apresentam ao mercado a Ubiratã. A nova empresa é especializada em alta tecnologia e na criação de plataformas que se integram ao cotidiano industrial por meio de inteligência artificial, sistemas autônomos, e operações robotizadas.
“A Ubiratã é um empreendimento-âncora do cluster de tecnologia da Gerdau Next, atuando de forma transversal com outros clusters estratégicos de mobilidade, sustentabilidade e construção, bem como com negócios relacionados à produção de aço nas Américas, core business da Gerdau. A joint venture terá um papel fundamental na integração de plataformas de inteligência artificial e sistemas robóticos em nossas operações”, disse Juliano Prado, vice-presidente da Gerdau e líder da Gerdau Next.
A Ubiratã nasceu como um projeto da Gerdau e da SpaceTime Labs em abril de 2021. Desde então, as companhias têm atuado em sinergia e os esforços evoluíram para formatação do negócio, que envolve 50% de participação de cada empresa. Com a joint venture, a Gerdau Next, converge seus propósitos de acelerar as transições da indústria para operações descarbonizadas, hiper-produtivas e resilientes, em harmonia e inspiradas pela natureza.
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Constituída por líderes do mercado, a joint venture conta com o conhecimento da Gerdau em cadeias de valor industriais, enquanto a SpaceTime Labs soma com seu conhecimento em aprendizado de máquina, robótica e sistemas autônomos aplicados a hiperprodutividade, descarbonização e resiliência.
Os processos da Ubiratã
A joint venture já nasce operando. Duas tecnologias em estágio de desenvolvimento final pela empresa estão sendo aplicadas na maior unidade da Gerdau, a usina de Ouro Branco (MG). As tecnologias, pioneiras no setor, terão impacto significativo em redução de custos e estratificação de informações sobre qualidade de insumos.
Para os próximos meses, a atuação da Ubiratã deve ser ampliada para demais unidades operacionais da Gerdau nas Américas antes de escalar para a indústria de aço e outros mercados adjacentes, como mineração, cimento e demais indústrias de base nas Américas.
A Ubiratã é mais um capítulo na jornada de transformação de negócio, por meio do digital, pela qual a Gerdau tem passado nos últimos anos, reforçando a capacidade da companhia de se adaptar, inovar e se transformar em seus 122 anos de história.
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