* Por Ibmex
O Balanced Scorecard é uma ferramenta voltada à gestão estratégica das empresas, que consiste em um método capaz de avaliar a organização a partir de quatro perspectivas: financeira, clientes, processos internos e aprendizado e crescimento.
O que é BSC?
O BSC foi criado por Robert Kaplan e David Norton nos anos 90. Nessa época, o Instituto Nolan Norton patrocinou um estudo cujo objetivo era determinar se os métodos de avaliação de desempenho, que até então baseavam-se em indicadores contábeis e financeiros, não seriam prejudiciais à capacidade das organizações de criar valor econômico.
A partir desse estudo, Kaplan e Norton elaboraram um modelo de avaliação e performance que, além de se apoiar em fatores financeiros, também considera outras três perspectivas: clientes, processos internos e aprendizado e crescimento.
A cada uma das perspectivas do BSC devem ser associados objetivos estratégicos, para que, posteriormente, possam ser elaborados indicadores de desempenho e metas. A ideia é metrificar a obtenção do planejamento estratégico da organização. Vale ressaltar que todas as perspectivas devem ser balanceadas, contendo, em cada uma delas, uma quantidade equilibrada de objetivos, com relevância e propósito para o negócio. É importante evidenciar a forte relação de causa e efeito que existe entre as perspectivas do BSC, sendo que se todas são cumpridas, os resultados convergirão para um bom desempenho econômico da organização.
As perspectivas da ferramenta
- Perspectiva financeira: Esta é a parte do planejamento em que estão os objetivos e metas econômicas da empresa. Aqui é importante garantir o retorno dos investimentos realizados no negócio e gerenciar seus riscos, além de aprimorar continuamente a governança corporativa. Os objetivos financeiros devem estar alinhados ao planejamento estratégico da empresa, sendo as variáveis de receita e produtividade bons indicadores das ações já realizadas e uma base para as futuras.
- Clientes: Sob essa perspectiva se encontram os objetivos relacionados ao mercado consumidor. O objetivo é acompanhar se a organização está entregando valor para os seus clientes, a partir de indicadores de satisfação, levando em consideração a qualidade, prazo de entrega e o custo dos produtos.
- Processos internos: Para que a empresa consiga atingir os objetivos de mercado estabelecidos, será necessário que ela tenha seus processos internos funcionando de maneira eficiente. Para tanto é necessário identificar e mapear os processos essenciais para a sobrevivência da empresa, isto é, aqueles que agregam valor aos produtos, criam valor para os investidores e que tenham potencial de atrair e conquistar clientes.
- Aprendizado e crescimento: Aqui é onde devem estar contidos os objetivos que visam garantir o crescimento da empresa no médio e longo prazo, através de investimentos em pesquisa e desenvolvimento, infraestrutura e em capacitação de recursos humanos. Para isso, é necessário que seja feito um estudo com o intuito de identificar as áreas devem receber recursos.
Benefícios
O BSC oferece alguns benefícios em decorrência de sua implementação, entre eles:
- Alinhamento de toda a organização com a estratégia;
- Desenvolve uma cultura de aprendizagem e melhoria contínua;
- Possibilita aos gestores enxergar o desempenho organizacional de forma ampla e sistematizada;
- Facilita a comunicação interna e externa;

Empresa Júnior do Ibmex BH, foi fundada há mais de 15 anos com o propósito de entregar resultados de excelência na área de Consultoria Empresarial. Nesse sentido, somos guiados pela necessidade de resolver as dores dos nossos clientes e, ao mesmo tempo, de capacitar nossos colaboradores cada vez mais e prepará-los para os desafios de uma carreira profissional.
ESPAÇO DO EMPREENDEDOR
Espaço Exclusivo para Empreendedores transmitirem conhecimento, desafios e experiências sobre aceleração, captação de investimentos, planejamento de marketing, escalabilidade, feiras e missões comerciais, internacionalização; know how sobre modelagem de negócios, mentoria, MVP, pivotagem, relação com investidores, com sócios, com clientes…e muito mais!
0 comentário