
O projeto ‘eHighway’, que dá carga para caminhões híbridos através de linhas aéreas de eletricidade, foi inaugurado pela em rodovia na Alemanha na última terça-feira. A pista de teste de 5 km entrou em operação na A5 entre Langen / Mörfelden e Weiterstadt, sul de Frankfurt, afirma um jornal local.
O projeto, chamado Elisa, está sendo testado em tráfego real por cinco empresas de logística com caminhões híbridos movidos a bateria em um dos trechos mais movimentados da rodovia alemã.
Um caminhão elétrico híbrido é uma forma de caminhão que usa tecnologia de veículo elétrico híbrido (HEV) em vez de usar apenas um motor de combustão. Os caminhões especialmente projetados podem ser carregados enquanto transitam sob os fios aéreos instalados.
O objetivo é coletar e analisar dados que possam resultar na implementação do projeto em outras partes do país. No entanto, com uma quantia enorme de 14,6 milhões de euros, o projeto, financiado pelo Ministério do Meio Ambiente do governo, não é barato. A tecnologia destina-se a ajudar a reduzir a poluição de veículos pesados de mercadorias, com o teste a ser executado até o final de 2022.
A rodovia eletrônica afetará outros tráfegos?
A alimentação de energia nas linhas aéreas de 5 km é instalada em ambas as direções de viagem e foi testada nos últimos cinco meses. No entanto, agora ele está pronto para uso mais frequente, de acordo com os gerentes de projeto.
A fabricante de caminhões Scania trabalhou com a Volkswagen e a Siemens para o projeto da estrada elétrica. Ao longo do piloto, questões como a influência da rodovia elétrica em outros tráfegos e o nível de poluição serão abordadas pela Universidade Técnica de Darmstadt, localizada próxima à pista de testes.
Os desenvolvedores do projeto acreditam que o tráfego não será afetado negativamente pelos caminhões elétricos. Os veículos não precisam diminuir a velocidade ao acoplar e desacoplar das linhas de energia. Após o carregamento, os caminhões podem continuar no modo de bateria. Se as baterias do veículo ficarem vazias, o motor híbrido com diesel assume o controle.
O investimento vale a pena?
Dúvidas foram levantadas sobre a relação custo-benefício do projeto piloto. Micheal Kraft, vice-presidente da Hessian Motor Trade Association, considera que a tecnologia, que já é usada na Suécia, é antieconômica.
“Estes são veículos que são adequados apenas para requisitos muito específicos e terão um papel menor a longo prazo”, diz ele, relatou o Hessenschau.
Um total de três projetos da eHighway foram anunciados em todo o país: além dos estados alemães de Hesse e Schleswig-Holstein, Baden-Württemberg também lançará uma pista de testes.
A construção para a pista em Schleswig-Holstein deve ser concluída ao longo do ano, enquanto em Baden-Württemberg, o trabalho ainda não começou. A primeira eHighway do mundo funciona em uma rodovia na Suécia.
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