* Por Jefferson Araújo
Bom, barato e rápido! Esta é a premissa básica para o novo consumidor. A pandemia transformou completamente o comportamento dos clientes, que buscam cada vez mais informação, eficiência e, sobretudo, experiência. Hábitos mudaram, fronteiras foram expandidas, mas, infelizmente, ainda há inúmeras barreiras na comercialização de produtos e serviços.
Inclusive, segundo dados da RD Station, na pesquisa Panorama de Vendas, 60% dos negócios brasileiros não atingiram suas metas de vendas em 2021. E por que? É inegável que inúmeros movimentos estruturais alteraram a dinâmica varejista brasileira, seja pela elevação da taxa de juros, a alta no endividamento familiar e, principalmente, a procura incessante pela eficiência das organizações impactadas pela explosão dos custos da mídia digital.
Mas, afinal, qual o papel dos canais de vendas? Basicamente, promover e difundir um negócio! Esses canais nada mais são do que os meios utilizados pela empresa para vender seus produtos e serviços, seja online ou offline. Por isso, é essencial que o objetivo da organização em termos de atuação nos canais esteja sempre bem definido, para que assim atraia o público presente em cada um deles.
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Nesse sentido, as empresas devem mapear quais canais de venda o público-alvo marca presença. Afinal, diante da concorrência visceral, informações como preço, frete e prazo de entrega, por exemplo, são facilmente localizadas e comparadas pelos clientes. Logo, as tarefas para ampliar o alcance da marca e fidelizar os consumidores não são tão fáceis quanto parecem.
De fato, os clientes se tornaram multicanais, ou seja, navegam por aplicativos e páginas da internet em um piscar de olhos. Além disso, o processo de compra que até então era linear, passou a ser circular. Isto é, antes as marcas anunciavam nos grandes veículos de comunicação, no horário nobre da televisão, e se limitavam a esperar que ele fosse à loja, porém tudo mudou. Hoje, constatar o que motivou a ida do cliente ao comércio tornou-se um grande desafio, ao passo que ele tem tudo à mão.
Não à toa, ter uma estratégia de canais de venda além de fundamental, deve ser um dos primeiros passos do empreendedor que pretende abrir um negócio. Fatores como persona, nicho de mercado e quais produtos você irá vender são essenciais para entender quais são os canais mais estratégicos para começar a prospecção.
Portanto, além de mapear quais canais são mais usados no mercado, é necessário responder algumas perguntas, como: Qual a minha persona? O que ela consome? Em quais canais está presente? Por onde prefere comprar? etc. E, por fim, pesquisar sobre as particularidades de cada canal, uma vez que não dá para vender da mesma maneira em diferentes meios.
Pense nisso!
*Jefferson Araújo é CEO da Showkase, plataforma de Social Commerce
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