O regulador de concorrência do Reino Unido propôs princípios para reger os novos modelos de inteligência artificial (IA) nesta segunda-feira (18), incluindo responsabilidade, acesso e transparência, enquanto busca promover o crescimento competitivo na tecnologia em rápida evolução.

A Autoridade de Concorrência e Mercados (CMA) começou a analisar o impacto das aplicações generativas de IA, como o ChatGPT, em maio, para tentar garantir que a tecnologia beneficiasse empresas e consumidores.

A presidente-executiva da CMA, Sarah Cardell, disse que há um potencial real para a tecnologia turbinar a produtividade e tornar milhões de tarefas diárias mais fáceis – mas um futuro positivo não pode ser considerado garantido.

“É por isso que propusemos hoje estes novos princípios e lançámos um amplo programa de envolvimento para ajudar a garantir que o desenvolvimento e a utilização de modelos de base evoluam de uma forma que promova a concorrência e proteja os consumidores”, disse ela.

O primeiro-ministro Rishi Sunak elogiou o Reino Unido como líder global na regulamentação da IA ​​e o país sediará uma cúpula de segurança da IA ​​em novembro.

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Princípios propostos para o uso de inteligência artificial

Os princípios propostos hoje publicados visam orientar o desenvolvimento para ajudar as pessoas, as empresas e a economia a beneficiarem plenamente da inovação e do crescimento que a IA podem oferecer.

Os princípios propostos são:

  • Responsabilidade – Os desenvolvedores e implantadores de IA são responsáveis ​​pelos resultados fornecidos aos consumidores.
  • Acesso – acesso imediato e contínuo aos principais insumos, sem restrições desnecessárias.
  • Diversidade – diversidade sustentada de modelos de negócios, incluindo abertos e fechados.
  • Escolha – escolha suficiente para as empresas decidirem como usar IA.
  • Flexibilidade – ter flexibilidade para trocar e/ou usar várias IAs de acordo com a necessidade.
  • Negociação justa – nenhuma conduta anticoncorrencial, incluindo autopreferência anticoncorrencial, vinculação ou agrupamento.
  • Transparência – os consumidores e as empresas recebem informações sobre os riscos e limitações dos conteúdos gerados por IA para que possam fazer escolhas informadas.

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