Paula Kodama e Aline Kalinoski passaram de desconhecidas a donas de uma agência de marketing que fatura R$ 600 mil. As cofundadoras da Nowa Marketing, marca focada em branding e marketing digital para empreendedoras e empresas criadas por mulheres, deixarem carreiras bem-sucedidas como modelo internacional e executiva em uma grande multinacional, para seguir o sonho de empreender.  

A agência, fundada em 2021 com no modelo bootstrapping, tem como objetivo principal alavancar o desempenho de profissionais autônomos e pequenos negócios, ajudando mulheres a se posicionarem e criarem marcas relevantes e de destaque no mercado. 

“Identificamos perfis de pessoas interessantes e começamos a pensar em criar uma agência. A ideia surgiu de maneira natural”, lembra Paula. “No começo, estávamos apenas trocando experiências, falando sobre nossas trajetórias, e percebemos que compartilhávamos muito em comum. Eu já trazia comigo a experiência do mercado internacional de moda, enquanto a Aline trazia uma visão mais estratégica de gestão”.

As empreendedoras auxiliam seus clientes a se destacarem e conquistarem uma imagem competitiva no mercado, com um enfoque especial no marketing digital para redes sociais. Com um planejamento focado e detalhado, não apenas criaram um negócio, mas também iniciaram uma missão pessoal de empoderamento, contratando um time majoritariamente feminino, assim como sua carteira de clientes. 

“Hoje, atendemos clientes tanto no Brasil quanto internacionalmente. Temos uma equipe de cinco PJs que trabalham full-time conosco, além de prestadores de serviço pontuais para demandas específicas”, explica Aline. “Nossa carteira de clientes é majoritariamente nacional, mas também realizamos projetos internacionais pontuais, como campanhas e branding”.

Empreendedoras complementam habilidades para sucesso da Nowa Marketing 

Aline, com sua visão de gestão adquirida no ambiente corporativo, trouxe para a Nowa uma estrutura organizacional robusta, algo raro no mundo das agências de marketing digital. Paula, por outro lado, aproveitou sua experiência no exterior e no marketing de influência para infundir criatividade e inovação nas estratégias da agência.  

“Paula trouxe para a agência toda a sua bagagem em produção e marketing de influência, especialmente nas redes sociais, que evoluíram muito nos últimos anos”, ressalta Aline. “Eu, por minha vez, já sabia que as redes sociais tinham uma força enorme no exterior e que os consumidores estavam cada vez mais conectados com as marcas através delas. No Brasil, essa tendência ainda estava emergindo, e conseguimos antecipar e adaptar isso ao nosso mercado”, complementa Paula. 

A Nowa Marketing tem sua sede em Curitiba, mas atende clientes em várias regiões do Brasil e já conduziu projetos internacionais. “Inclusive, já realizamos um projeto em Nova Iorque”, compartilham as sócias. A lista de clientes inclui profissionais liberais, como médicos, advogados, corretores de imóveis, além de pequenos negócios nos setores de serviços, produtos e até indústrias. Como resultado desse trabalho, a Nowa registrou um aumento de 230% em seu faturamento de 2022 para 2023. 

“Nós trouxemos essa visão para a agência, compreendendo que qualquer pessoa, não apenas grandes marcas, pode utilizar a internet para se posicionar”, destaca Aline. “Acreditamos que isso democratiza o acesso à comunicação e ao marketing de qualidade. Nossa abordagem é bastante complementar: enquanto a Paula se concentra na criatividade, eu aporto uma visão de gestão, estruturando a agência desde o início com processos e uma perspectiva estratégica do negócio”.

Foco na expansão de serviços focados no empreendedorismo feminino

Agora, elas almejam avançar ainda mais, com a ampliação da gama de serviços oferecidos pela agência. Atualmente, a Nowa Marketing trabalha com gestão de redes sociais digitais, branding e identidade visual, criação e fortalecimento de marca, produção de fotos e vídeos, gestão de tráfego online, desenvolvimento e design de páginas web e consultoria. As empreendedoras querem começar a oferecer serviços de capacitação para empreendedores na administração de seus negócios. 

“Percebemos que, muitas vezes, falta essa capacitação, que é uma das principais dificuldades”, enfatiza Paula. “Queremos expandir a Nowa Marketing para incluir essa vertente de educação em gestão”, complementa Aline. As sócias têm uma forte missão pessoal de fomentar o empreendedorismo feminino no Brasil. 

A dupla de empresárias percebe que muitos empreendedores, de forma geral, são especialistas em suas áreas, mas não recebem nas faculdades a formação necessária para empreender, enfrentando dificuldades na gestão de seus negócios. “Por exemplo, muitos não sabem como fazer a precificação [de seus produtos ou serviços]”, explica Aline. 

Antes de fundarem a Nowa, Aline e Paula possuíam formações e trajetórias distintas. Aline é graduada em Administração, com especializações em Finanças e Marketing, e trabalhou por anos em uma multinacional, a ExxonMobil. Paula estudou Design de Interiores, trabalhou como modelo por mais de dez anos, entre 2009 e 2020, realizando diversos trabalhos na Ásia. Também empreendeu, criando uma marca própria de biquínis, e estudou Branding em uma faculdade de Londres.

“O mercado estava mudando rapidamente, e nós nos adaptamos a essa nova realidade, criando conteúdos para redes sociais que tinham mais impacto do que os comerciais tradicionais”, complementa Paula. “Percebi isso cedo, quando, como modelo, comecei a receber propostas para comerciais de TV que logo migraram para a internet”. 

Aline iniciava sua carreira como consultora financeira. O contato com Paula aconteceu justamente para ajudar em estratégias de marketing. As duas perceberam que a demanda era, na verdade, a mesma de muitas pessoas que desejavam empreender.  

“Hoje em dia, quando você faz social media, é muito comum ver agências que apenas cumprem o papel de postar, sem ter uma visão estratégica do negócio do cliente para entregar algo diferenciado. Nós percebemos essa necessidade de uma abordagem mais orientada para o negócio, tanto para os nossos clientes quanto para a gestão interna da empresa. Desde o início, estruturamos todos os processos e organizamos tudo de forma bem detalhada, o que nos permitiu expandir e crescer de maneira sólida”, conta Paula. 

Além do crescimento da agência, pessoalmente, as duas também estão se consolidando como referências no setor, e foram contratadas pelo Sebrae como influenciadoras para falar em eventos direcionados a micro e pequenas empresas.  


Aproveite e junte-se ao nosso canal no WhatsApp para receber conteúdos exclusivos em primeira mão. Clique aqui para participar. Startupi | Jornalismo para quem lidera inovação!

Publicação Original


0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder