O iFood, em parceria com a equipe de IA do grupo Prosus, está realizando testes com a nova API Realtime, alimentada pelo GPT-4o e foi lançada recentemente pela OpenAI. A empresa de delivery está utilizando o novo modelo de voz para transformar a experiência de entrega tanto para os clientes, que poderão fazer pedidos de forma mais conveniente, quanto para os entregadores, que terão melhor suporte durante sua rotina de trabalho.

A API Realtime oferece uma experiência com tempo de resposta mínimo, uma voz natural e nuances conversacionais semelhantes às de um ser humano. Ela utiliza pausas e emoções baseadas no contexto, como risadas em resposta a piadas, para proporcionar interações suaves e envolventes. Os testes mostraram que esse nível de realismo leva a conversas que clientes e entregadores realmente desejam ter, criando uma melhoria significativa na experiência geral de entrega de refeições.

Primeiros testes do iFood com Inteligência Artificial mostraram resultados positivos

Os primeiros testes com a nova API foram realizados pela equipe de Experiência dos Entregadores do iFood, que integrou o recurso de voz ao assistente Jhow, utilizado para apoiar os entregadores. Agora, ao invés de digitar, os entregadores podem interagir com o assistente por comandos de voz para obter informações sobre entregas, desempenho no app e outros detalhes operacionais. Segundo o feedback inicial, os entregadores elogiaram a facilidade de interação, a rapidez nas respostas e o benefício de usar a ferramenta em dias chuvosos, quando o uso do smartphone pode ser mais complicado. Mais de 100 testes de áudio em português foram conduzidos, e uma versão beta está prevista para ser lançada em breve.

Além disso, o iFood planeja expandir o uso da API Realtime para transformar a forma como os clientes realizam pedidos. Com a nova ferramenta, será possível realizar todo o processo de escolha de pratos e personalização de pedidos por voz. Em testes internos, a conclusão de um pedido – desde a seleção até o checkout – levou, em média, apenas um minuto. A próxima fase será testar a novidade com clientes reais antes de lançá-la para a base de 55 milhões de usuários ativos.

“O iFood vê a tecnologia como um meio de melhorar a vida das pessoas e tornar as relações em seu ecossistema cada vez mais produtivas. Essa abordagem nos permite explorar novos territórios e oportunidades de inovação, mantendo-nos sempre à frente. Nosso trabalho com a OpenAI é um passo importante em direção ao que chamamos de experiência do futuro. Além disso, a nova ferramenta nos torna ainda mais inclusivos, atendendo pessoas com déficits de alfabetização, dificuldades com termos em língua estrangeira ou até mesmo visão reduzida”, comenta Thiago Silva, Diretor de Parcerias e Inovação do iFood.


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