O Sebrae será responsável pela organização e irá estimular a participação de pequenos negócios na edição 2025 do BRICS Women’s Startups Contest. A iniciativa, promovida pela Women’s Business Alliance (Aliança de Empreendedorismo Feminino do BRICS), avalia startups criadas por mulheres em todos os países do bloco econômico.
O concurso será dividido em seis categorias: Saúde e Bem-Estar; Agricultura e Segurança Alimentar; Educação e Desenvolvimento de Habilidades; Energia, Infraestrutura e Mobilidade; Comércio, Serviço e Transformação Digital; e Desenvolvimento Sustentável e Soluções Climáticas.
“É muito importante que o Sebrae participe levando sua expertise com relação às pequenas empresas. Nós percebemos que não há um protagonismo dos pequenos negócios, embora todos os países do BRICS tenham suas economias baseadas em micro e pequenas empresas. Além disso, temos programas de destaque no apoio à startups”, avalia a diretora de Administração e Finanças do Sebrae Nacional, Margarete Coelho.
Startups têm até abril para se inscrever no BRICS Women’s Startups Contest
As empresas serão avaliadas em vários quesitos, como inovação, impacto, viabilidade comercial e capacidade técnica. Além disso, a premiação vai separar a análise pelo nível de maturidade das empresas para que não concorram entre si.
“Essa é uma novidade deste ano, assim como as etapas de avaliação. A gente tem uma etapa inicial, chamada de qualificação, para verificar se elas estão aptas. Passamos então para uma análise técnica feita em cada país membro por meio de representantes especialistas e a avaliação final, que será feita em maio, pelas líderes do WBA dos países membros”, explica a gerente de Empreendedorismo, Diversidade e Inclusão do Sebrae Nacional, Georgia Nunes.
A previsão é que a competição seja formalmente lançada em março, no WeForum, em Belo Horizonte (MG), com inscrições até abril. São esperadas mais de 2 mil participantes dos onze países membros e dos 13 países parceiros do bloco. A avaliação final das startups ocorre até maio, com a divulgação das vencedoras em julho, no BRICS Summit.
Duas startups brasileiras comandadas por mulheres foram reconhecidas na edição de 2024, em Moscou, na Rússia. As soluções desenvolvidas pela startup Mundi, de Santa Catarina, e pela Pluvi, de Pernambuco, foram avaliadas entre mais de mil mulheres inscritas de 28 países. Entre as brasileiras foram 147 startups femininas participantes, sendo a maioria da base de atendimento do Sebrae.
Aproveite e junte-se ao nosso canal no WhatsApp para receber conteúdos exclusivos em primeira mão. Clique aqui para participar. Startupi | Jornalismo para quem lidera inovação!
0 comentário