A Aliado anunciou a captação de R$ 13 milhões em uma rodada de investimento seed. O aporte é liderado pela Headline e pela Nestal. A startup foi fundada há oito meses por André Franco, CEO, e Carlos Henrique Leclerc Oliveira, CTO, e desenvolveu uma plataforma de Conversion Intelligence voltada ao varejo físico.

Segundo a empresa, os recursos serão utilizados para impulsionar o desenvolvimento de produto e tecnologia, além de acelerar a estratégia de go-to-market. A Aliado também pretende direcionar parte do capital para pesquisa e desenvolvimento, com foco no aprimoramento das capacidades de autoaprendizagem da inteligência artificial e na criação de novas funcionalidades.

A solução da Aliado combina microfones de lapela e inteligência artificial para analisar, em tempo real, as interações entre vendedores e clientes em lojas físicas. A tecnologia permite identificar momentos em que uma venda está prestes a não ser concluída e gerar alertas e orientações para vendedores e gestores durante o atendimento.

“Todo varejista sabe tudo sobre as vendas efetivamente fechadas. Mas poucos sabem quantas vendas foram perdidas e quase nenhum sabe o porquê das vendas não terem sido concluídas. Estamos criando o ‘sistema nervoso’ do varejo físico brasileiro. Cada interação processada alimenta nosso modelo de IA, criando um círculo virtuoso: quanto mais lojas usam, mais inteligente o sistema fica”, afirma André Franco, CEO e cofundador da Aliado.

De acordo com a startup, a plataforma atua em dois níveis. No operacional, oferece feedback imediato aos vendedores após cada atendimento, comparando a conversa com um playbook de vendas que é continuamente atualizado. Esse retorno funciona como um microtreinamento, apontando práticas adotadas e alternativas que poderiam ter sido utilizadas para aumentar a conversão ou o ticket médio. No nível estratégico, a empresa disponibiliza um BI de não conversão, que reúne dados sobre os principais motivos que levam clientes a desistirem da compra.

Os dados coletados também geram alertas enviados a executivos e gestores por canais como WhatsApp, indicando tendências relacionadas a estoque, preços, produtos procurados e outros fatores que impactam a conversão. Com isso, o varejista pode realizar ajustes em tempo mais curto, baseando decisões em informações geradas diretamente no ponto de venda.

“Essa base de dados com milhares de horas de conversas reais de vendas é nossa fortaleza e leva anos para ser construída. Com o aporte da Headline e da Nestal, vamos acelerar ainda mais nosso desenvolvimento, expandindo nossa equipe de tecnologia e produto para consolidar uma liderança que não pode ser replicada rapidamente”, acrescenta Franco.

A rodada foi liderada pela Headline, gestora global de venture capital capitaneada no Brasil por Romero Rodrigues. “A Aliado nos impressionou não apenas por capacitar o vendedor a prestar um serviço de excelência e converter mais, mas também por entregar métricas reais para a alta gestão, permitindo decisões estratégicas em tempo real e uma mudança radical na performance. Ao mesmo tempo, essa tecnologia vai ajudar toda a coordenação e gerência das lojas a identificar pontos de melhoria em atendimento, ruptura de estoque, produtos desejados e a alta gestão”, comenta Rodrigues.

A Nestal, fundada por Alexandre Baldasseirine Neto, Carlos Avian e Paulo Avian, também lidera o investimento. “A Aliado vem resolver uma grande dificuldade do varejo, que é transformar atendimento em resultado escalável. A empresa está inserida no momento exato em que a venda vai acontecer — ou não. Essa capacidade de se tornar um ‘copiloto’ de vendas é uma vantagem e a expectativa é que em pouco tempo a Aliado se torne essencial em diferentes segmentos, como moda, saúde, beleza, automotivo e imóveis”, afirma Alexandre Baldasseirine, partner da Nestal.

Antes da rodada seed, a Aliado havia recebido um aporte inicial de R$ 500 mil de investidores-anjo, em agosto de 2025, o que permitiu a formação da equipe inicial. A startup planeja ampliar o time para mais de 30 colaboradores até o final do ano e atingir milhares de lojas implementadas e pagantes. A empresa conta ainda com executivos do varejo como sócios e advisors, incluindo Antonio Salvador e Flávio Dias.

Com a nova rodada, a Aliado busca ampliar sua atuação no varejo físico e expandir o uso de dados de atendimento como base para decisões operacionais e estratégicas das redes varejistas.

Publicação Original


0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder