* Por Eduardo Tardelli

Há um bom tempo temos sido bombardeados pela corrupção na política brasileira. Tanto o setor público quanto o privado foram alvos de algum tipo de fraude e mostraram de forma escancarada que a corrupção existe e está nas mais diversas áreas.

Entrando nessa onda, as empresas entenderam que estar em conformidade com as leis é o ideal para manter a ética nos negócios e uma boa imagem perante a sociedade. Não se trata apenas de uma moda, pois noto que este é um movimento que leva o mercado para um novo patamar, onde o compliance e as boas práticas serão preocupações de todos, de presidentes a colaboradores.

Portanto, implementar uma cultura íntegra precisa ser o seu grande plano para 2019. Para combatermos as fraudes, é necessário antes saber bem quais são elas ou de onde podem vir. Existem algumas mais comuns, como roubo de informação, corrupção e suborno, roubo de ativos físicos, lavagem de dinheiro, favorecimento de fornecedores… e a lista não para.

Os desvios estão por aí, em todos os lados, então, por onde começar? Aquele conselho que os sábios dizem aos mais jovens é uma realidade aqui: “O exemplo deve partir de cima”. Vemos que atualmente a maioria dos líderes não tem dado bons exemplos e esta é uma falha que enfraquece o compliance.

A liderança de uma corporação é, muitas vezes, a imagem da empresa, refletindo também aos colaboradores que almejam crescer e chegar à gestão. Fato é que exatamente nessa posição é que deve se iniciar o combate às fraudes. A parte de “cima” deve ser exemplo de ética e integridade.

O trabalho de conformidade precisa ser levado a sério e incluído como meta nas empresas. Planeje ações, conheça de perto os processos e implante estratégias. Não deixe mais um ano passar para pensar em mudar a rota do seu negócio.

Além disso, vale sempre implantar controles internos, desenvolver um código de ética e conduta e aplicar um processo de segurança da informação. Cuide de cada detalhe e esteja atento à verdade, com ética e integridade o seu negócio passará a colher frutos significativos de imagem e claro, diminuição de perdas.


Eduardo Tardelli é CEO da upLexis, uma empresa de software que desenvolve soluções de busca e estruturação de informações extraídas de grandes volumes de dados (Big Data) extraídos da internet e outras bases de conhecimento, correlacionando estas informações e gerando relatórios gráficos e analíticos para a melhor tomada de decisão.

ESPAÇO DO EMPREENDEDOR

Espaço Exclusivo para Empreendedores transmitirem conhecimento, desafios e experiências sobre aceleração, captação de investimentos, planejamento de marketing, escalabilidade, feiras e missões comerciais, internacionalização; know how sobre modelagem de negócios, mentoria, MVP, pivotagem, relação com investidores, com sócios, com clientes…e muito mais!

Publicação Original


0 comentário

Deixe uma resposta