Empresa FCC vai selecionar até três projetos inovadores que usem manufatura aditiva para imprimir solados funcionais; cada proposta receberá até R$ 200 mil

Impressoras 3D são capazes de imprimir quase tudo: de paredes a alimentos. O uso dessa tecnologia no mercado de calçadista é foco do desafio lançado pela FCC, especializada em componentes e adesivos para calçados, por meio do Edital de Inovação para a Indústria. A empresa vai selecionar até três startups que apresentem projetos para impressão de solados com foco no design e na redução de peso do produto. As inscrições estão abertas até 31 de dezembro no site do Edital. 

Cada proposta escolhida terá financiamento de até R$ 200 mil e será executada durante 12 meses. A startup parceira será suprida pela FCC com os materiais necessários para desenvolvimento do projeto, assim como com a expertise da empresa em ciência dos materiais, caso seja necessário ajustar suas propriedades. A chamada pública também busca soluções inovadores em design de um solado que não poderia ser fabricado com processo usual de injeção. Os produtos devem ser funcionais, atendendo os requisitos usuais.

A manufatura aditiva, uma das tecnologias da atual Indústria 4.0, deposita, camada a camada, material para elaboração das peças. Seu uso permite maior flexibilidade e agilidade no desenvolvimento de novos produtos. O objetivo da chamada é desafiar startups a utilizarem essa tecnologia com elastômeros termoplásticos e outros materiais de dureza baixa, processo ainda difícil de ser realizado, o que vai beneficiar toda a indústria calçadista. O Brasil é o quarto maior produtor de calçados do mundo, com 900 milhões de pares ao ano.

ETAPAS – Na primeira fase de seleção, serão escolhidas dez startups, que passarão para uma segunda etapa. A escolha das vencedoras será feita pela FCC e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). Os projetos serão desenvolvidos na rede de 26 Institutos Senai de Inovação e de 58 Institutos Senai de Tecnologia espalhados pelo país.

Segundo Julio Schmitt, diretor de Inovação e Operações da FCC, a empresa “acredita que a manufatura aditiva é o futuro da indústria, e que a impressão 3D é um dos caminhos que a indústria do calçado trilhará em busca desse objetivo”. Ele ressalta ainda que o “futuro também será construído com sinergias, obtidas por meio de iniciativas de inovação colaborativa, processo que FCC quer fazer parte”. “Para atingirmos nossas ambições, nos aliamos ao SENAI, ao Sebrae e ao SESI, aproveitando a experiência e abrangência dessas instituições, para lançar o Edital, buscando dar início nessa jornada na cadeia calçadista”, completa.

O gerente-executivo de Inovação e Tecnologia do SENAI, Marcelo Prim, destaca o estímulo do Edital de Inovação a projetos relacionados à indústria 4.0. “Um dos grandes objetivos do Edital é aproximar grandes indústrias de startups para desenvolvimento da indústria 4.0. Acreditamos que a chamada da FCC vai justamente nesse sentido. Certamente vai acelerar o desenvolvimento de novos produtos e conceitos por meio de parceria com startups”, destaca.

“Trata-se de uma oportunidade para as startups desenvolverem soluções inovadoras, por meio de um desafio tecnológico colocado por grande empresa do setor calçadista, que recorreu ao Edital de Inovação para a Indústria. Ao pré-definir as demandas de mercado, as grandes e médias indústrias conseguem uma maior assertividade na aplicação das soluções desenvolvidas pelos pequenos negócios. Com isso, o retorno do investimento é mais rápido, menos oneroso e mais efetivo”, assinala a diretora técnica do Sebrae, Heloisa Menezes.

O Edital de Inovação para a Indústria é uma iniciativa do Sebrae, Senai e Sesi e vão investir o total de R$ 55 milhões em projetos. Na edição de 2018, a iniciativa possui cinco categorias, entre as quais a categoria C: Empreendedorismo Industrial, que busca estimular a conexão entre grandes indústrias e startups, micro e pequenas empresas.

Sobre a FCC: A empresa é uma das maiores fornecedoras de adesivos e termoplásticos para calçados do mercado latino. É a fabricante de elastômeros termoplásticos mais diversificada da América Latina, com experiência de mais de 35 anos. Seus produtos estão presentes em todas as grandes marcas de carros produzidas no Brasil e nas principais marcas globais de calçados esportivos. A FCC é a principal fabricante de argamassa polimérica, vedação para silos e para carrocerias da região.

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