Projeto de Liderança e Desenvolvimento Econômico Regional (LIDER) chega ao seu quinto encontro na região do Vale do Jamari

Participantes do Projeto de Liderança e Desenvolvimento Econômico Regional (LIDER) da região do Vale do Jamari definiram como eixos de trabalho a educação empreendedora, a governança, o agronegócio e o turismo. O projeto chega ao seu quinto encontro nesta quarta e quinta-feira (12 e 13 de dezembro).

O piscicultor José Barroso, da cidade de Monte Negro, explica a escolha dos eixos para a realização de um trabalho que contemple os 11 municípios da região do Vale do Jamari. “Estamos pensando em quatro áreas que todos os municípios podem atuar. Isso é fundamental para o desenvolvimento coletivo”, destaca.

O presidente da Federação das Associações Empresariais de Rondônia (Facer), Francisco Hidalgo Farina, participou do encontro e elogiou a escolha dos eixos, por trabalhar as necessidades dos municípios rondonienses. “Com os apoios necessários, pode-se desenvolver ações que vão viabilizar a geração de empregos e riquezas nos municípios. O agronegócio é a vocação de Rondônia e os demais eixos vão compor esse cenário para nos fortalecermos”, explica.

MINAS GERAIS
No encontro, alguns dos participantes do projeto LIDER relataram as experiências que conheceram no intercâmbio que fizeram no estado de Minas Gerais. O grupo visitou o Núcleo de Empreendedorismo Juvenil (NEJ) em Belo Horizonte e iniciativas de sucesso nas cidades de Capitólio e São Roque de Minas, ambas com foco no agronegócio, turismo e governança.

As iniciativas visitadas provam que ações de baixo custo, mas de união, podem levar ao desenvolvimento econômico. “São iniciativas simples, como ensinar estudantes a terem uma visão de negócios dentro da escola e de união através de iniciativas onde todos saem ganhando, como no turismo e no agronegócio”, acrescenta Haroldo Carlos Costa, participante do LIDER.

A analista técnica do Sebrae Rondônia, Maria Tereza Marangon, acompanha o desenvolvimento deste projeto e explica os resultados esperados. “Os participantes do LIDER vão elaborar um plano estratégico de desenvolvimento regional ao final de oito encontros, possibilitando ações a serem desenvolvidas pelo poder público, iniciativa privada e terceiro setor. Com isso, quem ganha é a comunidade dos municípios da região do Vale do Jamari”, resume.

Saiba mais sobre as ações do Sebrae, acessando www.sebrae.ro ou ligue gratuitamente para 0800 570 0800. Você também pode interagir com o Sebrae pelo WhatsApp, (69) 98130-5656, Instagram, Facebook, Twitter, LinkedIn e YouTube nos canais Sebrae/RO.

Publicação Original


0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder