O Google informou nesta quinta-feira que lançou um programa de inteligência artificial (IA) na Tailândia para detectar uma doença diabética ocular que causa cegueira permanente, e permitir tratamento preventivo.

O programa de exames oftalmológicos segue um projeto similar do Google na Índia e destaca o impulso de grandes empresas de tecnologia para mostrar os benefícios sociais das novas tecnologias de IA.

O projeto será desenvolvido com um hospital estatal da Tailândia. Antes do lançamento, um estudo conjunto descobriu que o programa de IA tinha uma taxa de precisão de 95 por cento quando se trata de detecção de doenças, em comparação com 74 por cento de oculistas ou oftalmologistas.

A Tailândia é um dos produtores de açúcar mais importantes do mundo e o alto consumo do produto é comum entre seus 69 milhões de habitantes.

O país tem apenas cerca de 1.400 oftalmologistas para seus 5 milhões de pacientes diabéticos, todos com risco de perda de visão, disse Paisan Ruamviboonsuk, diretor assistente do Hospital Ravajithi, a repórteres.

Em outubro, o Google anunciou que destinará cerca de 25 milhões de dólares em 2019 para projetos humanitários e ambientais em todo o mundo que utilizem inteligência artificial.

Fonte: Agência Reuters

Publicação Original


0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder