* Por Amanda Louise e Fernanda Santos

Nos dias 27 e 28 de novembro, São Paulo estava respirando inovação. Mais de 100 empreendedores de diversos lugares do Brasil como: Alagoas, Mato Grosso, Paraíba, Ceará, Minas Gerais e Rio de Janeiro vieram até a capital paulista participar do Plus Day + Startupi Innovation Tour, uma imersão que tem como objetivo levar os participantes para conhecer os bastidores das maiores startups e empresas de tecnologia do Brasil. O evento é realizado pelo Startupi em parceria com a Associação Brasileira de Startups. Confira abaixo algumas das visitas.

Movile

A Movile nasceu como uma startup incubada na Unicamp no final dos anos 90, que trabalhava com SMS, ringtones e wallpapers para celulares. Hoje, ela é líder global em Marketplace, com 15 escritórios pelo mundo e recebeu o nosso grupo nos dias de evento.

Ela é dona de aplicativos como Sympla, Playkids e iFood, que recentemente recebeu um investimento de US$500 milhões. A ideia é melhorar a vida das pessoas; a começar pelos funcionários. Não à toa é considerada a 11ª melhor empresa para se trabalhar, em que cada canto é pensado no bem do colaborador. Cultura é o diferencial, como explicou ao grupo Vanessa Silva, Leader Team da empresa. O foco está nas pessoas e “entregar valor para o cliente”. Atualmente, já são mais de 200 milhões de usuários mensalmente e mais de 200 milhões de pessoas impactadas pelas soluções Movile.

Dentro da sede pudemos conhecer mais sobre a operação da Wavy,  área de conteúdo móvel e mensageria da Movile, com Rafael Fratti e Vanessa Silva, Coordenadora de operações da plataforma. Entre os serviços oferecidos pela Wavy estão:

ChatClub – Plataforma de comunicação omnichannel para que a sua empresa fortaleça o relacionamento com seu cliente através de canais como SMS, RCS, Bots, Email e Voz.

Educação – Possuem provedores de conteúdo para desenvolver apps educativos que contribuem para o ensino e conhecimento como: Vivo Medicação e Show do Milhão.

A Wavy nasceu com um faturamento anual de US$100 milhões e 100 milhões de usuários ativos na América Latina, sobre um total de 150 milhões do grupo Movile. A Wavy tem parcerias com mais de 400 empresas, incluindo mais de 40 operadoras na região. Em mensageria, seu tráfego supera 7 bilhões de mensagens comerciais enviadas por ano.

No vídeo abaixo, Vanessa conta como foi receber o grupo do Startupi Innovation + Plus Day:

Squid

Fomos recebidos em clima de festa por Carlos Tristan, cofundador e CMO da startup. O motivo? O aniversário de 4 anos da Squid! Fundada em 2014, a startup é um a plataforma de marketing de influência que automatiza todo o processo de recrutamento e gestão de microinfluenciadores. Sua base conta hoje  com mais de 20 mil influencers qualificados.

A Squid foi criada para automatizar vários processos dos departamentos de marketing, como: identificar e monitorar os influenciadores das marcas, além de gerenciar os conteúdos gerados por seus consumidores (ou UGC, user-generated-content) nas redes sociais, de forma a reaproveitar esses conteúdos com objetivo de diminuir gastos na produção e ainda aumentar o engajamento dos clientes.

Em meados de 2015 eles começaram a entender que os microinfluenciadores eram o nicho da empresa. Hoje eles contam com mais de 700 campanhas lançadas e clientes como Unilever, Natura, Ambev e Bradesco. A Squid também firmou recentemente uma parceria com o Pinterest, plataforma de descoberta visual, que  visa ampliar a conexão entre criadores de conteúdo e marcas dentro da plataforma. Com a integração da API, a Squid passa a disponibilizar métricas-chave da plataforma para ajudar marcas a identificar influenciadores que têm sinergia de audiência e criação de conteúdo.

Guia Bolso

“Quantas pessoas conseguem fazer planejamento financeiro?”, perguntou Renata Feijó aos empreendedores presentes. Responsável pela área institucional e jurídica do Guia Bolso, ela responde: Só 2%. A empresa que ocupa os dois últimos andares de um coworking na Vila Olímpia, zona oeste de São Paulo, já ajudou mais de 4 milhões de pessoas a pouparem uma soma de cerca de 200 milhões de reais.

Fundada em 2014, o objetivo do Guia Bolso é melhorar a vida dos 63 milhões de brasileiros endividados e transformar o sistema financeiro. “Por ser um tema tabu e as pessoas terem dificuldade de encarar isso, quanto mais preciso a gente for e mais personalizado, mais chance a gente tem de ajudar essa pessoa a escutar essa dica no contexto dela”, explica Renata. Ela diz que a empresa dá uma solução tecnológica, com um produto que automatiza toda as informações prestadas pelo usuário para poder orientar: avaliação de crédito, identificando possíveis pendencias, comparação de quanto gastou etc.

Parte da monetização da Guia Bolso é oriunda da percepção de que 40% das pessoas que baixavam o aplicativo estavam no cheque especial ou limite do cartão, com juros altos. Assim, a empresa apresentou uma alternativa de linha de crédito com juros mais baixos.

Quer saber mais detalhes sobre as outras visitas do Startupi Innovation Tour + Plus Day CASE 2018? Confira:

Rappi, Oracle Startup Global Ecossystem, Wirecard, Samsung Ocean e Cubo
Microsoft, Udacity, In Loco e eretz bio;
Linkedin, IBM e VTEx;
Neon, Mercado Livre e Bossa Nova Investimentos + DOMO Invest,

Amaro, Rank My App e Stone.

Não fique de fora das próximas edições. Para detalhes sobre os próximos tours, fique ligado no Startupi!

Publicação Original


0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder