* Por Viviane Andrade

Mais de 100 empreendedores de diversos lugares do Brasil, como Alagoas, Mato Grosso, Paraíba, Ceará, Minas Gerais e Rio de Janeiro vieram até a capital paulista participar do Startupi Innovation Tour + Plus Day, uma imersão que tem como objetivo levar os participantes para conhecer os bastidores das maiores startups e empresas de tecnologia do Brasil. O evento é realizado pelo Startupi em parceria com a Associação Brasileira de Startups. Veja abaixo como foram as visitas no LinkedIn, IBM e Vtex.

LinkedIn

A rede social é conhecida por ser focada no segmento business e possui mais de 575 milhões de perfis, o que equivale a quase três vezes a população brasileira. Alexandre Lima, diretor de RH do LinkedIn, conduziu a visita e  falou sobre a missão da rede em conectar profissionais e serviços. “As pessoas usam o LinkedIn para terem um perfil numa plataforma profissional e realizar seus networkings. ‘Quem eu sou e como eu me apresento profissional’ é o que faz as pessoas a criarem seus perfis”, conta Alexandre. A estimativa é que o LinkedIn recebe dois novos usuários por segundo.

A empresa possui hoje mais de 11.900 funcionários, sendo 230 alocados na sede brasileira e está entre as redes sociais mais acessadas do mundo. Ainda durante a visita, os participantes puderam fazer um tour para conhecer os bastidores do LinkedIn, um espaço incrível que transpira tecnologia e inovação.  Não à toa que a rede possui mais de 35 milhões de usuários no Brasil.

Erica fala um pouco sobre a importância de abrir as portas do LinkedIn para o Tour:

IBM

Para falar de tecnologia e inovação, por que não falar com quem ajudou a criar esses conceitos no mundo? A centenária IBM foi uma das primeiras empresas de informática no cenário mundial, fundada em 1911. E hoje, não por acaso, está entre as gigantes do setor, referência pura em tecnologia e a única a conquistar prêmios Nobel por suas criações.

Henrique von Atzingen, Líder do ThinkLab, deu uma verdadeira aula sobre tecnologia, inovação e mercado. “Inovar é impactar a vida das pessoas, criar produtos que fazem sentido para resolver problemas e que gerem um modelo de negócios duradouro. Nós começamos pelas pessoas, sempre.”, explica ao citar o conceito utilizado pela IBM.

“Se você entende o problema do ser humano e consegue criar algo que tenha valor e consiga monetizar isso, ele vai entender que aquilo que ele está comprando de você vale muito mais do que o dinheiro dele”, explica Henrique ao ser questionado sobre modelos de negócios.

Confira abaixo o depoimento de Henrique:

VTEX

A VTEX é uma plataforma de e-commerce, com foco em cloud commerce, que está há 18 anos no mercado e presente em 25 países do mundo, tendo sede em 14 deles. Lucas Bacic, Brand Strategist e Designer, recebeu o grupo e falou sobre a história e a cultura da empresa.

Segundo ele, existem três valores fundamentais para o crescimento da empresa, o primeiro é a confiança (trust to be trusted), o segundo é o senso de comunidade, parceria, (build for community) e o terceiro é ser inovador, ousado e não ter medo de arriscar (be bold). “Esses três valores são nossos pilares. Eles fizeram a VTEX crescer e chegar onde chegou. É misturando esses valores que chegamos em princípios práticos para a cultura da empresa funcionar.”, explica.

A empresa brasileira possui clientes como a Coca-Cola, C&A, McDonalds, KFC, Ambev, Havaianas, Tim, entre outras 2.500 lojas on-line que usam a sua plataforma.

​Lucas fala sobre a experiência de receber o grupo do Startupi Innovation Tour + Plus Day:

Quer saber mais detalhes sobre as outras visitas do Startupi Innovation Tour + Plus Day CASE 2018? Confira:

Rappi, Oracle Startup Global Ecossystem, Wirecard, Samsung Ocean e Cubo
Movile, Squid e Guia Bolso;
Microsoft, Udacity, In Loco e eretz bio;
Neon, Mercado Livre e Bossa Nova Investimentos + DOMO Invest,
Amaro, Rank My App e Stone.

Publicação Original


0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder