O Instituto TIM realizou, na última sexta-feira (14), a 4ª edição da tradicional feira de investimentos do programa Academic Working Capital (AWC), na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP) e contou com apresentações de protótipos e projetos desenvolvidos por estudantes, que buscam recursos de investidores. O programa de educação empreendedora da operadora é destinado a universitários no fim da graduação e já apoiou aproximadamente 400 estudantes, além de viabilizar a entrada de 14 negócios no mercado de startups brasileiro.

O AWC apoia o desenvolvimento de novos negócios de base tecnológica criados por estudantes de graduação. Ao longo do ano, eles recebem acompanhamento, orientação de negócios e recursos financeiros do Instituto TIM. Agora, buscam suporte de investidores e empresários ligados ao mercado de startups. Com a coordenação acadêmica do professor Marcos Barretto, membro do Departamento de Engenharia Mecatrônica e de Sistemas Mecânicos da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, e coordenação de conteúdo de Diogo Dutra, sócio e diretor-executivo da consultoria eminovação e design CAOS Focado, o AWC apoia estudantes que querem transformar seus Trabalhos de Conclusão de Curso em uma empresa.

Os produtos de todas as equipes foram expostos em estandes e os cinco grupos mais bem avaliados (Helidrop, HomeShelf, NextCam, Centrics e Aqualuz), apresentaramseus negócios em formato Pitch, recebendo feedbacks de uma banca composta por potenciais investidores, como Caio Bolognesi (Monasshes) e Ricardo Kahn (ISA CTEEP). Além disso, houve um painel com empreendedores convidados, com a presença de Renato Freitas, da 99 e Yellow, e João Fornari, do Road Labs, startup criada em 2017 com o apoio do AWC. Os 33 projetos participantes da edição de 2018 pertencem a diferentes nichos de mercado, como Saúde, Agropecuária, Segurança, Esporte, Design, Sustentabilidade e Meio Ambiente.

Conheça os projetos de destaque da 4ª Edição do AWC:

  • Helidrop – Equipamento para aplicação de defensivos agrícolas.
  • HomeShelf – Plataforma para busca e especificação de móveis e produtos de decoração, otimizando a comparação de preços e representação gráfica para arquitetos.
  • NextCam – Câmera inteligente de processamento local para detecção de padrões humanos.
  • Centrics – Sistema de análise de satisfação e aprimoramento de atendimento de carteira de clientes.
  • Aqualuz – Dispositivo de potabilização de água de poços ou cisternas utilizando a radiação solar.

Publicação Original


0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder