O empresário bilionário Elon Musk fez uma breve aparição pública na noite de terça-feira para revelar o primeiro túnel concluído pelo empreendimento de trânsito subterrâneo que ele lançou há dois anos como uma ambiciosa solução para o tráfego congestionado de veículos de Los Angeles.
No lançamento, Musk elogiou o recém-finalizado segmento de túnel de 1,83 quilômetro de comprimento e 3,7 metros de diâmetro como um avanço na tecnologia de baixo custo e escavação rápida que está sendo lançada pela Boring Company, fundada por ele.
O executivo anunciou o túnel conceito como um primeiro passo para o desenvolvimento de uma rede subterrânea de alta velocidade capaz de deslocar veículos e pedestres abaixo do trânsito “destruidor de almas” da segunda maior cidade dos Estados Unidos a até 240 quilômetros por hora. Mas o sistema tem um longo caminho a percorrer antes de virar realidade.
Musk, mais conhecido como chefe da montadora de carros elétricos Tesla, lançou sua incursão em transporte público depois de reclamar no Twitter em dezembro de 2016 que o tráfego de Los Angeles estava o “deixando louco”, prometendo então “construir uma máquina para começar a cavar”.
Na terça-feira, Musk disse que preço total do trecho acabado foi em torno de 10 milhões de dólares, incluindo o custo de escavação, infraestrutura interna, iluminação, ventilação, sistemas de segurança, comunicações e a pista.
Em comparação, ele disse que cavar pouco menos de 2 quilômetros de túnel por métodos de engenharia tradicionais custa até 1 bilhão de dólares e leva de três a seis meses para ser concluído.
Musk não disse quanto tempo demorou para escavar seu novo túnel, que acabou sendo cerca de 3 quilômetros menor do que sua empresa originalmente pediu autorização.
O executivo também apresentou vídeos de uma estação elevatória projetada para transportar passageiros do nível da rua até a entrada subterrânea do túnel. Quando estiver totalmente operacional, o sistema “loop”, como prevê Musk, consistirá de plataformas para transportar automóveis e passageiros em alta velocidade pelos túneis por meio de energia elétrica.
Em junho, a Boring Company foi selecionada por Chicago para construir um sistema subterrâneo de transporte conectando o centro da cidade norte-americana a seu principal aeroporto.
Fonte: Agência Reuters
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