* Por Marco Zolet

Sempre dizemos que o mercado dita as tendências de consumo, mas esquecemos muitas vezes que este tal mercado é composto pelos nossos consumidores. Aos empreendedores em potencial que desejam abrir seu próprio negócio em breve, uma dica que posso dar é observar muito as necessidades das pessoas que nos cercam. Além disso, o uso massivo de gadgets pelo público final nos dá uma vantagem: podemos estar perto deles constantemente, sem a necessidade de uma loja física.

É preciso prestar atenção nos hábitos digitais também e se apropriar deles para criação de novos negócios. Para o desenvolvimento de uma startup focada em entregar uma experiência para supermercado online, por exemplo, foi necessária muita pesquisa sobre o comportamento do consumidor para saber como poderíamos nos aproximar dele de uma forma duradoura, ou seja, digitalmente. Apostar em negócios que sejam pautados no meio digital é uma forma de se firmar para essa e as futuras gerações, que são nativas digitais.

Tomemos como exemplo novamente o nosso negócio: segundo a pesquisa Connected Life feita pela Kantar TNS, empresa de pesquisas de consumo, enquanto quase dois terços dos brasileiros pesquisam alimentos pela internet, menos de um terço (30%) da média mundial tem esse hábito. Ou seja, estamos no local perfeito e com o negócio ideal alinhado com essa tendência ditada pelo próprio consumidor brasileiro, nosso target.

O mais importante quando trabalhamos com o público é perceber onde nosso negócio pode se inserir em seu cotidiano. Se há uma grande pesquisa de alimentos na internet, é lá que estaremos para firmarmos nosso negócio. Se há uma grande procura por produtos de cabelo no meio digital, muitas vezes é melhor investir nesta presença do que em mais um ponto físico e assim segue.

O importante é estar sempre ligado ao universo que nos cerca, uma vez que ele é o nosso grande alvo.


Marco Zolet é CEO e fundador da Supermercado Now, plataforma de supermercado online referência no setor que surgiu para facilitar a compra de bens básicos e recorrentes, com comodidade, rapidez e com melhor custo benefício.

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