Em tempos em que a inovação no mercado está em alta e todos os dias surgem novas startups é difícil se destacar sem uma ideia mirabolante, certo? Errado! É o que mostra a Celero, empresa de Curitiba que buscou no simples, uma das maiores inovações do mercado de automação financeira.

Com a proposta de ajudar a gestão financeira de pequenas e médias empresas sendo um departamento financeiro terceirizado que utiliza a automação e inteligência artificial, a Celero vem numa crescente constante e agora dará um salto ainda maior. A startup foi escolhida entre o seleto grupo de empresas com alto potencial de crescimento apoiadas pela Harvard Business School Alumni Angels of Brazil (HBSAAB).

“Entramos numa fase de amadurecimento do nosso negócio esse ano e decidimos captar inicialmente com a Harvard justamente por eles serem criteriosos. É uma instituição global, com sede no Brasil e que em todo o mundo apoia pouco mais de 100 instituições. Entendemos que ter eles como nossos investidores-anjo nos credencia para conversar com os principais fundos de venture capital em um segundo momento. Estamos muito felizes de contar com uma instituição de peso no nosso lado e confiantes para o futuro”, comenta João Tosin, CEO da Celero.

A empresa que foi avaliada pela HBSAAB em R$10 milhões, já está sendo acelerada pela Endeavor e o Sebrae, desde março de 2018. Com todo esse processo de aceleração, a Celero cresceu 80% entre 2017 e 2018. Agora, com o novo aporte, prevê um crescimento ainda mais expressivo em 2019. A expectativa é de aumentar a carteira de clientes em oito vezes e ajudar mais empresas a conquistarem o sucesso financeiro.

“Desde que conheci a Celero fiquei extremamente bem impressionado. Primeiro pela solução que resolve um problema recorrente em pequenas e médias empresas, que é a gestão financeira. Fui por 20 anos do Sebrae e vi por muitas vezes empresas morrerem por esse motivo. Depois, porque vi nos empreendedores o brilho no olhar que a gente busca em projetos para investir. Hoje sou também parte do conselho, pois tenho certeza que a Celero será a grande estrela da minha carteira. Eu percebo um autêntico desejo de transformação e uma brutal vontade associada à uma capacidade de realização. Se conseguimos diminuir a mortalidade das PME do país, a Celero se transforma em um projeto de vida pelo qual vale a pena se dedicar para fazer a diferença no mundo”, destaca Allan Costa, palestrante, investidor e membro da HBSAAB.

85% dos pequenos empresário não sabem o que é gestão financeira

Segundo uma pesquisa do Sebrae e IBGE os números são alarmantes em relação à saúde financeira das empresas brasileiras. Segundo o estudo, 85% das empresas desconhecem o que é gestão financeira e 60% fecham as portas em cinco anos. Para se ter uma ideia, em 2016, 74% das empresas que fecharam suas portas não acompanhavam suas finanças rigorosamente.

“Foi acreditando que a gente poderia fazer a diferença frente a essa realidade é que a Celero surgiu. Nosso propósito é salvar pequenas e médias empresas da falência e temos um grande mercado. A maioria não sabe nem o que significa gestão financeira. Como o Ricardo Amorim mesmo já afirmou, o Brasil é um país de analfabetos financeiros. As pessoas não entendem de dinheiro e abrem negócios para ganhar dinheiro. É obvio que dá errado. A Celero vai além da gestão de forma simples, rápida e descomplicada. Oferecemos a análise do fluxo e de como a empresa pode melhorar. Queremos deixar o empresário com tempo para o que ele tem que fazer, que é focar no seu negócio”, explica João Tosin.

Empresas que utilizam a plataforma da Celero apresentam um ganho de 50% a 60% a mais de tempo e uma redução de cerca de 50% no custo operacional com o financeiro.

“O principal benefício ao utilizar a Celero foi que eu consegui focar o trabalho de dois setores em um setor só. Usávamos 50 horas por mês para fazer o financeiro e hoje levamos apenas 13 horas. Essa economia de 37 horas de trabalho significa pra gente seis processos a mais por mês”, Cynthia de Goes, sócia-diretora da Labor Contabilistas.

Como funciona?

Basicamente a Celero funciona como um departamento financeiro da empresa, porém terceirizado. A grande diferença é que utiliza a automação e inteligência artificial para dar autonomia e facilitar a vida do empresário. Com a união de uma equipe altamente qualificada com o software próprio, a Celero oferece uma solução personalizada, que resolve o problema do cliente, não apenas automatiza.

Toda a gestão é feita pela plataforma, que não depende do cliente inserir os dados manualmente, isso é feito automaticamente por leitura dos documentos, boletos financeiros. Basta tirar uma foto dos boletos, por exemplo, que a plataforma já faz a leitura e programa pagamentos por meio de inteligência artificial. Inclui contas a pagar, a receber, fluxo de caixa.

“Oferecemos uma solução completa, com informações e análise personalizada de fluxo de caixa para que o empresário faça suas tomadas de decisões financeiras com consciência. De forma mais rápida e econômica do que manter um departamento só para isso”, finaliza Tosin.

Publicação Original


0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder