O Facebook investirá 300 milhões de dólares em três anos em notícias locais ao redor do mundo, já que enfrenta fortes críticas por seu papel na deterioração do negócio de notícias em todo o mundo. O investimento em tempo e dinheiro é uma expansão significativa de um plano para ajudar redações nos EUA e no exterior a criarem e sustentarem modelos de negócios viáveis ​​para sobreviver, disse a empresa nesta terça-feira. 

Ao contrário dos investimentos anteriores no setor de notícias, esta última rodada se distingue por não estar vinculada aos produtos relacionados ao Facebook, dizem os destinatários dos investimentos.

Rodadas anteriores de investimentos no setor de notícias foram projetadas para encorajar os editores a confiarem na entrega de seus produtos através do Facebook, o que acabou prejudicando muitas organizações de notícias quando as estratégias do Facebook mudaram. 

“Vamos continuar a combater notícias falsas, desinformações e notícias de baixa qualidade no Facebook”, disse Campbell Brown, vice-presidente de Global News Partnerships do Facebook, em comunicado. “Mas também temos a oportunidade e a responsabilidade de ajudar as organizações de notícias locais a crescer e prosperar.”

A primeira rodada de investimentos nos EUA ajudará a alavancar recursos para reportagens locais, ajudar na pesquisa de como usar a tecnologia para melhorar a coleta de notícias e criar novos produtos, recrutar “jornalistas comunitários em treinamento” e colocá-los em redações locais e também ajudar a financiar um programa com modelo similar ao Peace Corp, que colocará 1.000 jornalistas em redações locais ao longo de cinco anos.

Os beneficiários dos investimentos incluem Pulitzer Center, Report for America, Knight-Lenfest Local News Transformation Fund, Local Media Association e Local Media Consortium, American Journalism Project e Community News Project. 

Fran Wills, presidente-executiva do Local Media Consortium, uma aliança de 80 empresas de notícias representando 2.200 veículos, disse que o Facebook está ajudando o grupo a criar um programa de conteúdo de marca destinado a atrair novos anunciantes. “O Facebook está fazendo esse investimento para ajudar a apoiar empresas de mídia locais … abrir novos fluxos de receita que vão sustentar o jornalismo local”, disse.    “É de interesse deles ter o máximo de conteúdo confiável possível em sua plataforma e isso é um benefício direto para os consumidores”, disse Wills.

Fonte: Agência Reuters

Publicação Original


0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder