A Nestlé acaba de lançar no Brasil sua plataforma de inovação aberta – que leva o nome do fundador da empresa – HENRi@Nestlé. A iniciativa foi criada em 2016, na Suíça, é um espaço aberto pela companhia para receber ideias que combinem o espírito inovador e a agilidade das startups à experiência da empresa em projetos altamente escalonáveis, e que ao final resultem em propostas que farão a diferença não somente para a Nestlé, mas também para centenas de milhões de pessoas em todo o mundo, a partir da busca por soluções para vários desafios de negócios, que passam por inovação de produtos, sustentabilidade, saúde, nutrição, entre outros temas.

O primeiro desafio no Brasil será voltado a repensar o papel dos canudos de plástico nas embalagens, sem prejudicar a experiência de consumo. A intenção é mitigar, reduzir ou até mesmo eliminar o impacto ambiental dos canudos, que tem efeitos em toda a cadeia de valor. A empresa está aberta a soluções que podem envolver novos tipos de embalagens, incentivo a mudanças de comportamento do brasileiro em relação ao uso dos canudos de plástico, ou até mudanças na cadeia de suprimentos.

De acordo com a organização Ocean Conservancy, canudos de plástico são o sétimo item mais coletado nas areias das praias em todo o mundo e, na maioria das vezes, deslocam-se da areia para o mar, poluindo a água e prejudicando a fauna marinha. “Esta é uma questão de grande importância para a Nestlé. Reconhecemos que os canudos de plástico se tornaram um desafio global e estamos preparados para tomar medidas decisivas para ajudar a resolvê-lo. Com a plataforma, conseguiremos fazer isso de uma forma muito mais ágil e aberta a muitas formas de repensar esta questão”, diz Carolina Sevciuc, diretora de Transformação Digital da companhia no Brasil.

Para inscrever projetos, os interessados devem acessar o site da plataforma e buscar “Iniciativa para a substituição do canudo de plástico”. As inscrições ficam abertas até dia 7 de abril. Os projetos recebidos serão avaliados e a empresa selecionará cinco deles para passar para a próxima etapa e concorrer a um prêmio único de US$ 50 mil para implementação do projeto-piloto. Por ser global, a plataforma está em inglês, mas a Iniciativa para a substituição do canudo de plástico está descrita em português e os projetos também podem ser submetidos em português.

Publicação Original


0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder