*Por Ibemex Consultoria Empresarial Jr

O método Sprint foca na execução e, por meio de métodos cuidadosamente desenvolvidos, tornará bem mais claro o caminho entre a sua situação atual e a resolução da sua dor (ou da dor de seus clientes). Além disso, é uma oportunidade para testar sua solução com clientes reais, identificar padrões e acompanhar suas reações.

Porque utilizar o método Sprint?

Um dos maiores males do meio empresarial é o desperdício. Seja de tempo, recursos ou até mesmo de espaço, esse problema aflige boa parte dos empreendedores e, de fato, é suficientemente grave para fechar um negócio. Nesse sentido, o Sprint trabalha alinhado com o método Lean Startup (Startup Enxuta), desenvolvido por Eric Ries, que visa minimizar os gastos de um projeto por meio da ferramenta Construir-Medir-Aprender, também focada na prática.

Sendo assim, o Sprint consegue não só diminuir a quantidade de recursos despendidos como também trazer maior nível de assertividade no que se refere a resolução dos problemas do seu cliente, que é o que agrega valor ao produto.

Passo-a-passo para o início do Sprint

Um Sprint demanda muito tempo e, realmente, só deve ser feito com um real propósito, o de resolver um grande desafio que, em tese, não poderia ser solucionado em cinco dias.

1º Passo – Escolher um grande problema: A utilização desse método só vale a pena quando há muita coisa em jogo ou quando sua equipe está em um beco (aparentemente) sem saída.

2º Passo – Encontre um Definidor: Essa pessoa deve ter posição de liderança na equipe e será responsável por votos decisivos durante o processo.

3º Passo – Recrute seu time: O ideal é que você escolha sete pessoas com habilidades complementares para participar.

4º Passo – Convide especialistas: Marque alguns horários com alguns especialistas no assunto, mesmo que eles não façam parte da sua empresa, suas opiniões podem ser cruciais.

5º Passo – Reserve o espaço e o tempo da equipe: Reserve cinco dias inteiros do calendário de todos os participantes, uma vez que o processo dura, em média, oito horas por dia. Além disso, reserve uma sala com quadros brancos e escolha um Facilitador, que será o responsável por cuidar do tempo e do andamento de cada procedimento.

Materiais Necessários para um Sprint

Antes de mais nada, é importante dizer que os materiais para a execução dessa ferramenta não são obrigatórios, mas ajudam na organização e melhoram a eficiência do processo.

  • Quadros Brancos: Os quadros servirão para anotar as ideias, dores e todo o progresso que o grupo já conseguiu.
  • Notas Adesivas (Post-it): Serão muito úteis para as votações, são bastante eficazes no que diz respeito à potencialização de ideias individuais.
  • Pincéis Atômicos: Serão necessários pinceis de mais de uma cor.
  • Papeis: Não é possível fazer os esboços nos quadros brancos, portanto, os papeis são a melhor alternativa
  • Lápis e Canetas: São indispensáveis na fase de ideias e de esboços.
  • Relógio: Todos os processos dentro do Sprint são cronometrados, por isso, um relógio grande facilita muito a organização do time.

O cronograma do Sprint

O Sprint é, essencialmente, um método. Desse modo, todas as etapas são previamente definidas, inclusive os horários. No entanto, uma vez que é quase impossível cumprir todos os passos igualmente ao que o autor propõe, você pode fazer algumas mudanças para encaixar melhor no seu cronograma. Mas, em todos os casos, tente ao máximo seguir os procedimentos à risca para obter melhores resultados.

O processo deve começar, preferencialmente, na Segunda-Feira e durar até Sexta-Feira, uma vez que são necessários cinco dias para a conclusão e, desse modo, seria o único jeito de evitar pausas que comprometam o raciocínio e, consequentemente, a eficiência da equipe.


Empresa Júnior do Ibmec BH, foi fundada há mais de 15 anos com o propósito de entregar resultados de excelência na área de Consultoria Empresarial. Nesse sentido, somos guiados pela necessidade de resolver as dores dos nossos clientes e, ao mesmo tempo, de capacitar nossos colaboradores cada vez mais e prepará-los para os desafios de uma carreira profissional.

Publicação Original


0 comentário

Deixe uma resposta