Pequenos negócios terão oportunidade de se capacitar gratuitamente sobre programas de integridade realizado pela Alliance for Integrity, com o apoio da Controladoria- Geral da União (CGU) e do Sebrae

Termina no dia 1º de março, as inscrições para empreendedores de pequenos negócios que queiram participar da Jornada Íntegra, um programa da organização Alliance for Integrity, que estimula a auto implementação de propostas de integridade nessas empresas. Durante um período de 27 horas de atividades diversas, os empresários receberão treinamento em compliance por meio de eventos presenciais ou mentorias. A capacitação é feita pela Alliance for Integrity, com apoio da Controladoria-Geral da União (CGU) e do Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Desde 2014, as duas instituições mantêm um convênio que gerou a Rede Nacional de Disseminação do Programa Empresa Íntegra (REI), uma ação que leva aos empreendedores informações sobre políticas de integridade.

Segundo o especialista Gilberto Socoloski Júnior, da Políticas Pública e Desenvolvimento Territorial do Sebrae, desde sua implantação, a Rei já impactou mais de cinco mil empresários, por meio de palestras e workshops realizados em todos os 15 estados participantes. “É uma grande oportunidade que os pequenos empreendedores têm para acessar informações sobre integridade empresarial”, afirma Gilberto. Segundo ele, o acordo existente entre o Sebrae e a CGU foi feito em 2014, sendo renovado até dezembro de 2018, mas a intenção de ambas as partes é renovar o convênio para levar a parceria nacional a todas unidades estaduais das duas instituições, por meio de várias ações.

A intenção é que o acordo entre o Sebrae e CGU se estenda também para outras parcerias, com a adesão da Confederações das Associações Comerciais e Empresarias do Brasil (CACB), da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), Federação Nacional dos Contabilistas (Fenacon) e do Observatório Social do Brasil (OSB), o que poderá ampliar a participação para um número maior de empresas. “Um dos principais pilares agora será ampliar a rede e fazer um portal mais dinâmico para que o empresário possa fazer sua capacitação”, afirma Gilberto Socoloski.

Mercado
Segundo pesquisa realizada pelo Sebrae entre outubro e novembro do ano passado, com a participação de dois mil empreendedores, cerca de 36% das micro e pequenas empresas já vendem seus produtos para grandes corporações, enquanto 24% das MPE são fornecedores da administração pública. A avaliação é de que é possível dobrar esses percentuais, mas a falta de Programas de Integridade (PI) entre os pequenos negócios pode travar as relações comerciais com os dois mercados. A pesquisa, que teve como objetivo identificar a situação atual do segmento quanto à questão da integridade, apontou que mais de 70% dos entrevistados não tinham conhecimento do tema e 65% não sabiam que os programas estão sendo cada vez mais demandados pelo governo e por firmas de grande porte.

A Jornada Íntegra não tem custos para os participantes, que terão a oportunidade de trocar conhecimentos e experiências bem-sucedidas. Os interessados deverão gravar e enviar um vídeo, de no máximo um minuto, com os principais motivos que justifiquem sua seleção. Das 27 horas de capacitação, sete serão presenciais, entre 25 de março a 30 de setembro, divididos em 10 etapas.

Para inscrições, clique aqui 

Assessoria de Imprensa Sebrae
Telefone (61) 3348-7570 / (61) 3348-7754

Publicação Original


0 comentário

Deixe uma resposta