O MIT Alumni Angels Brazil (MITAABr) anuncia a abertura das inscrições para startups interessadas em investimento-anjo. As inscrições vão até o dia 29 de março, e o Pitch Night será 6 de maio. As startups, que gostariam de ser analisadas para possível aporte de capital, ​​devem preencher o requerimento com as informações solicitadas.

O MITAABr, iniciativa do MIT & MIT Sloan Alumni of Brazil, é um grupo de ex-alunos do MIT no Brasil que busca alavancar o poder da sua rede para realizar investimento em startups com alto potencial de crescimento. A participação da startup fornece uma excelente oportunidade para receber aporte, e com isso, usufruir da mentoria qualificada dos ex-alunos, das relações desta rede, bem como, da conexão direta com os MIT Alumni Angels dos EUA.

Atualmente, a associação de ex-alunos conta com mais de 600 membros, de 77 indústrias diferentes, com uma média de 28 anos de experiência profissional. Sendo assim, o MITAABr se apresenta como uma grande oportunidade para startups que buscam investimento, já que muitos ex-alunos possuem ampla experiência como investidores anjos e buscam contribuir ainda mais com o ecossistema. Além disso, a iniciativa do MITAABr já conta com dois patrocinadores: Turim Investimentos e Fialho Canabrava Andrade Salles Advogados.

A tese de investimento do MIT Alumni Angels Brazil são startups por todo Brasil em fase “early stage” (antes da série A) com modelo de negócios comprovado, que pelo menos possua protótipos executados com dois ou três clientes reais, sem capital intensivo, baseado em tecnologias com capacidade de escalar exponencialmente e, acima de tudo, tenha um time fora da curva. Impacto socioambiental é considerado desejável, porém não necessário obrigatoriamente.

O ecossistema empreendedor do MIT é um diferencial oferecido pelo grupo, reunindo várias iniciativas como: MIT Alumni Angels of California, of Boston, of NYC, of of Life Sciences, MIT 100K, HackBrazil, MIT – Inclusive Innovation Challenge, MIT Bootcamp, dentre outras que juntas deram origem e geraram mais de 32 mil empresas e 4,6 milhões de empregos respectivamente. Empresas como Bose, Dropbox, Zipcar, PillPack, HubSpot, e Akamai são alguns exemplos de startups que nasceram através da comunidade do MIT.

Como
participar do Pitch Night

– Aplicação (Registro de Inicialização): os interessados ​​devem preencher o requerimento com as informações solicitadas. O não cumprimento do formulário e posterior envio deste impedem a participação no processo.

– Comitê
de Investimentos:
será
realizada uma análise do negócio por especialistas em investimentos, a fim de
identificar se a empresa atende o perfil procurado pelo grupo. Neste estágio, o
comitê poderá entrar em contato com a startup por meio de uma sessão de
videoconferência pré-programada para o melhor conhecimento da startup e do
empreendedor.

– Pitch Night: Ao ser selecionada, a empresa será convidada para o evento de apresentação e terá um prazo para confirmar sua participação. Para detalhes sobre o próximo evento e agenda, clique aqui.


Investimento:
nesta
fase, um investidor líder será designado para coordenar as etapas (p.ex, due
diligence) e interações com a startup, com investidores interessados ​​e outras
entidades (jurídicas, financeiras, contábeis, etc). O objetivo é concluir a
avaliação inicial e decidir sobre o investimento com outros anjos interessados
​​e, finalmente, executar o negócio, se aplicável.

Vale
reforçar que o MIT Alumni Angels Brasil (MITAABr) não é um fundo de
investimento, nem um banco de investimentos ou uma consultoria, mas sim uma
entidade sem fins lucrativos que estabelece um fórum para apresentar educar
investidores e empreendedores sobre aspectos de investimento e negócios, com o
objetivo de promover o empreendedorismo no Brasil.

Publicação Original


0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder