Sebrae preparou e subsidiou participação de onze pequenas empresas no evento, em São Paulo

As onze empresas paranaenses que participaram da primeira edição da ANUFOOD Brazil, feira de negócios exclusiva para o setor de alimentos e bebidas, entre os dias 12 e 14 de março, em São Paulo, projetam mais de R$ 500 mil em negócios a partir do evento que reuniu empreendimentos do Brasil e mais 20 países. Todas consideram que a participação ainda poderá render frutos futuros, inclusive com a expansão de mercado.

“Para o empresário, participar de uma feira como essa significa realizar uma intensa troca de contatos, e traz experiências para negociar com diferentes compradores do Brasil e do mundo. Dessa maneira, agrega conhecimento para expandir sua atuação e atender até mesmo o mercado mundial”, explica o consultor do Sebrae/PR, Lucas Hahn.

No estande do Sebrae/PR na Anufood, participaram empresas que integram projetos de Potencialização de Cervejarias Artesanais, do Selo Alimentos do Paraná e Indicação Geográfica (IG). A seleção ocorreu num processo de maturação de negócios inseridos nessas iniciativas. Além do apoio na articulação, preparação e exposição dos produtos, em alguns casos, a entidade também subsidiou os custos de participação na feira, que chegaram até 95%.

“Além fomentar oportunidades para as empresas, o Sebrae/PR também as patrocinou porque a micro ou pequena empresa tem poucas chances de participar de um evento desse porte, por conta do investimento”, explica Hahn.

Foi o caso da Cooperativa Agroindustrial Witmarsum, que expos o queijo colonial da região, que detém a Indicação Geográfica. Além da parte financeira, a gerente comercial Andreia Cardoso afirma o apoio logístico foi essencial para a participação em um evento que trouxe importantes resultados para a empresa que fica na Colônia Witmarsum, no município de Palmeira.

“Nossa participação permitiu sentir como os clientes percebem nosso produto no mercado. Fizemos a degustação do queijo colonial e ficamos surpresos com os elogios. Tivemos vários retornos de solicitação de atendimento e alguns clientes já fizeram pedidos. Além disso, ainda temos mais de 100 pessoas para contatar a partir da feira”, comemora.

O evento também deve abrir novas portas para a Chá & Arte, especializada na venda de chás, blends e infusões especiais, que possui sua matriz e franquias em Curitiba. A sócia-fundadora, Juliana Treis, afirma que a empresa já tinha participado de um evento fora da capital paranaense, mas que esse foi o primeiro contato com o mercado na capital paulista.

“O mercado de São Paulo é o maior do Hemisfério Sul e por isso é essencial para pensarmos em um crescimento fora da nossa região. Levamos chás para degustação e tivemos uma aceitação impressionante, com a prospecção de novos clientes e até mesmo a possibilidade de revendas. Até agora, já efetivamos mais de R$ 10 mil em vendas, mas temos potencial para ampliar esse número”, explica.

A LaCozí Alimentos, de Curitiba, especializada em alimentos congelados sem a adição de corantes e conservantes, também realizou seu primeiro contato com o mercado paulista e ampliou seus potenciais clientes em nível de País. “Estamos negociando com empresas que possuem, desde um food truck, até grandes redes de alimentação”, ressalta o diretor comercial Rodrigo Resnauer, que destacou o fechamento de um cliente em Fortaleza com mais de 20 lojas. A expectativa é que novos negócios sejam gerados ao longo do ano. Segundo ele, o subsídio financeiro do Sebrae/PR foi essencial para a participação, mas não foi a única forma de apoio. “A equipe nos ajudou desde o transporte de mercadorias até o atendimento ao cliente quando algum de nós precisava se ausentar. Foi excelente”, finaliza.

Como um dos maiores produtores e exportadores de alimentos do mundo, além de um importante mercado de bebidas, o Brasil realizou neste ano, pela primeira vez, a ANUFOOD Brazil. Ao todo, estiveram reunidos 7.395 visitantes e 200 marcas expositoras vários países durante os três dias de feira. O evento teve como base o modelo da Anuga, a maior feira de alimentos do mundo que acontece há 34 edições em Colônia, na Alemanha.

Assessoria de Imprensa Sebrae
Telefone (61) 3348-7570 / (61) 3348-7754

Publicação Original


0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder