* Por Vinicius Aguiari

Esqueça mercados gigantescos, contratos milionários, IPOs e capas de revista. Está na hora de você pensar pequeno para ser bem sucedido.

Explicando: existe muito dinheiro em mercados minúsculos mas com problemas enormes para serem resolvidos.

Estou falando sobre nichos de mercado, que são parcelas pouco ou nada atendidas de um grande grupo de consumidores dentro de um segmento de negócios amplo e competitivo.

Está difícil entender? Vejamos o exemplo do Salesforce:

O sistema de CRM permite que empresas gerenciem em uma única plataforma dados para marketing, vendas e suporte ao consumidor. É um colosso de software na nuvem com mais de 150 mil clientes corporativos ao redor do mundo e faturamento de US$ 10,5 bilhões em 2018.

Eu não quero agorar os seus planos, mas dificilmente você irá criar um negócio do tamanho do Salesforce nessa vida.

Entretanto, existem uma série de aplicativos menores que são bastante rentáveis oferecendo soluções secundárias, como análise e enriquecimento de dados, integrações e comunicação para os usuários do Salesforce.

Eles atuam justamente onde a plataforma para de oferecer seus serviços principais, da mesma forma que os aplicativos do seu celular.

Veja o Bizible, por exemplo, que conecta os dados de marketing e de vendas para gerar insights estratégicos. Já recebeu US$ 37,7 milhões em rodadas de investimentos.

Ou o Clearbit, que faz a limpeza e enriquecimento de leads dentro do SalesForce. Começou em 2014 e já levantou US$ 17 milhões em rodadas de investimento.

Quer um exemplo ainda menor?

Os suíços do Thrive Themes começaram criando temas para o WordPress e cresceram de forma orgânica para uma série de soluções em torno da plataforma de blogs. Hoje possuem mais de 70 pessoas trabalhando remotamente para a empresa.

Nenhum destes fundadores assinou contratos de venda milionários (apenas para receber investimentos), liderou IPOs ou foi capa de revista.

Mas estão com negócios sólidos, que geram valor para seus clientes, rodando a todo vapor.

É ou não é um bom negócio ter um pequeno negócio?


Vinicius Aguiari é profissional de marketing com foco em tecnologia e inovação e praticamente de mindfulness nas horas ocupadas. 

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